Aberta inscrição para o curso de extensão Universidade Necessária

O Projeto de Extensão Universidade Necessária convida para o curso que tem por objetivo, por meio de leituras e debates, compreender a tradição teórica e o histórico de lutas que, desde a Reforma de Córdoba de 1918 até as discussões mais recentes, discutem a verdadeira democracia universitária e o papel que a Universidade deveria cumprir para a sociedade brasileira e latino-americana.

Defendendo uma Universidade com acesso universal e comprometida com as necessidades da maioria da população, com a superação do subdesenvolvimento, da dependência econômica e tecnológica, do colonialismo cultural e científico dos países latino-americanos, entre outros temas, diferentes autores formularam sobre a ideia da Universidade Necessária, que pretendemos melhor compreender com esse curso.

ø Os encontros serão quinzenais, às segundas-feiras, das 16h às 18h, pela plataforma Google Meet. Será fornecida declaração de participação.

ø  Programação inicial e indicações de leituras:

ø  Dia 17 de agosto vamos conversar sobre a luta dos estudantes que promoveram A Reforma de Córdoba, que ajudou a configurar o modelo de Universidade que temos hoje, assim como teve alto impacto nas lutas políticas latino-americanas do século XX. Depois, com ajuda da exposição do Professor Paulo Fioravante, vamos entender o contexto histórico e os interesses políticos e econômicos que motivaram a criação das universidades brasileiras.

ø  Dia 31 de agosto, a partir do livro de um dos mais importantes filósofos brasileiros, Álvaro Vieira Pinto, vamos discutir sobre as reinvindicações em torno de uma reforma universitária brasileira, processo que foi interrompido com o golpe de 1964.

ø  Para quem quiser aproveitar as férias para adiantar as leituras, sugerimos também o livro que será discutido no curso, ainda sem data: A Universidade Necessária, de Darcy Ribeiro.

Os textos em PDF podem ser solicitados por meio da página do Facebook ou e-mail [email protected]

Esperamos vocês!