Ocorreu nesta terça-feira (25) o lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo, com a presença do ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira e do presidente do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Cesar Aldrighi.
Estiveram também presentes membros da bancada federal de Mato Grosso do Sul, o governador Eduardo Riedel, deputados estaduais, prefeitos/as e vereadores/as, além de representantes de movimentos sociais, do governo federal e de secretarias do governo estadual.
A Adufms esteve representada pela presidenta da entidade, a professora Mariuza Guimarães. Também estavam presentes o professor Marco Aurélio Stefanes, que presidiu a entidade durante os biênios 2019-2021 e 2021-2023; e o coordenador-geral do Sista-MS, Lucivaldo Alves dos Santos.
No auditório, logo após o evento, Mariuza entregou aos deputados federais Vander Loubet (PT) e Camila Jara (PT) um relatório sobre políticas de melhoria referentes à UFMS, contendo propostas e um levantamento sobre ações que envolvem a Universidade. Na sala de imprensa, onde ocorreu uma entrevista coletiva, a presidenta da Adufms entregou o documento também ao ministro Paulo Teixeira.
Os parlamentares e o ministro se comprometeram a estudar o tema, bem como avaliar as políticas que podem ser tomadas para que os mandatos e o governo federal trabalhem em prol da instituição, junto à comunidade acadêmica.
O Plano Safra da Agricultura Familiar, que foi lançado junto à Conferência Estadual da Agricultura Familiar, prevê a destinação de cerca de R$ 400 milhões em crédito rural para o setor, para auxílio em custeio e comercialização, bem como a retomada do Pronera (Programa Nacional de Educação e Reforma Agrária), importante ferramenta de educação e formação de trabalhadores/as do campo, por meio de programas e políticas públicas implementadas pelas universidades.