Adufms, juntamente do mandato da vereadora Luiza Ribeiro, exibe documentário em memória às vítimas da ditadura militar

O documentário O Dia Que Durou 21 Anos foi exibido ontem (31) em um evento organizado pelo mandato da vereadora Luiza Ribeiro, em parceria com a Adufms. A sessão ocorreu justamente na data que marca a deposição do presidente João Goulart e o início do Golpe Militar de 1964.

Durante o evento, houve um minuto de silêncio em respeito às vítimas da ditadura militar no país. Em seguida, o filme foi exibido. Após o encerramento, realizou-se uma roda de conversa para discutir a importância de relembrar a data e debater possíveis caminhos para impedir que algo semelhante volte a ocorrer.

Para Luiza, o evento é importante para lembrar às pessoas um momento histórico tão marcante: “Nós, só depois de mais de 20 anos conseguimos recuperar a democracia, com a Constituição de 1988, conhecida mundialmente como a ‘Constituição Cidadã’, mas são necessários eventos como este para sempre lembrarmos que a democracia ainda está em construção, que nunca estamos com a nossa democracia pronta e garantida”.

A vereadora ainda destaca: “É preciso que todos os dias conversemos sobre a importância da participação das pessoas, sobre o direito do voto, sobre o respeito eleitoral, eleições temporárias (de 4 e 4 anos)” ressaltando ainda, a principal importância disso tudo no contexto atual: “…E também, principalmente porque, recentemente, nós tivemos no dia 8 de janeiro de 2023 uma tentativa de golpe arquitetada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e demais generais, além do fato de estar em curso em nosso país um pedido de anistia dessa gente. Nós não podemos admitir isso por respeito à democracia. Permitir que o topo da pirâmide tenha seus crimes perdoados seria como desmanchar toda a cadeia do sistema de segurança da democracia que precisamos ter na nossa sociedade”


Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *