Adufms realiza reunião de planejamento para gestão 2025/2027

Na manhã do último sábado foi realizada, na sede da Adufms, a reunião da diretoria executiva e colegiada para o planejamento de gestão do biênio 2025/2027. O encontro contou com a participação dos membros da diretoria e de representantes do CPAQ, INQUI, FACOM, CPAN e FAALC.

Durante a reunião, foi feita a análise da conjuntura em consonância com a realidade vivida na universidade. “Precisamos pensar em ver como estamos enxergando a educação nos momentos atuais, porque analisar a conjuntura nos ajuda a ver, pensar e projetar em possibilidades. Então, seria interessante pensar quais são os cenários, os cenários e possibilidades que temos”, explicou o presidente José Roberto.

A partir dessa proposição, os membros da diretoria executiva e colegiada decidiram debater quais seriam as questões prioritárias às quais a Adufms deveria se atentar nos próximos meses e no próximo ano.

Foram levantadas diversas demandas, não apenas voltadas à Adufms em si, mas também relacionadas ao desejo dos filiados de ampliar espaços de convivência. Os docentes apontaram e discutiram ideias para uma maior aproximação com os alunos; a necessidade de pensar a universidade como um ambiente mais acolhedor, que não siga os moldes repressivos ainda presentes no imaginário coletivo; além da utilização de pautas de mobilização nacional e internacional como inspiração para eventos e manifestações que unam professores e estudantes. Outra pauta importante debatida foi a possibilidade de desenvolver projetos com professores aposentados ou prestes a se aposentar, como forma de confraternizar e fortalecer o vínculo com antigos filiados.

Na sequência, a professora Mariuza Guimarães, última presidenta da Adufms antes da atual gestão, apresentou um levantamento sobre os números da entidade, destacou os quatro pontos centrais da proposta da nova gestão e sugeriu a formação de quatro grupos para debater ideias relacionadas à execução e realização de cada um desses eixos. Os grupos de trabalho (GTs) apresentaram de forma breve suas proposições, que agora serão repassadas para uma análise mais aprofundada da diretoria executiva.