ADUFMS realizou atos contra os cortes na educação em todos os campi da UFMS






Manifestação pela educação levou mais de 2 mil pessoas para as ruas de Campo Grande

O Dia Nacional de Mobilização pela Educação realizada no último dia 13 mobilizou professores, alunos e técnicos administrativos de todos os campis da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). A ADUFMS – Seção Sindical por meio de seus representantes em Campo Grande e nas demais unidades no interior do Estado realizaram panfletagens, palestras, rodas de conversas e protestos para chamar a atenção da sociedade para os cortes de investimentos na educação, que vão desde o ensino básico até a graduação e pós graduação.

Em Campo Grande os professores deixaram o giz e as salas de aula de lado para fazer um grande protesto pelas principais ruas do centro da Capital. Portando faixas, cartazes e muitos gritos de protesto cerca de duas mil pessoas se manifestaram contra os cortes de recursos para as universidades e institutos federais de ensino e abriram a discussão sobre o projeto Futura-se do governo do Bolsonaro, que quer desmontar com educação pública no país.

Na cidade de Corumbá o manifesto contou com apoio de 200 militantes entre alunos e professora da UFMS e demais movimentos sociais que percorreram as ruas da Cidade Branca com carro de som, levando informações sobre as propostas do governo Bolsonaro que pode arruinar as universidades e institutos federais de ensino.

Em Aquidauana houve um ato unificado contou com a um trio elétrico e a participação dos docentes da rede municipal, estadual por meio do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinted) e das duas universidades no município, a UFMS e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

Em Ponta Porã a ação foi mais de conscientização, onde discutiram a questão da privacidade e comunicação de massas, onde foi exibido para discussão o filme Privacidade Hakeada, que fala da manipulação em massa por meio das redes sociais e especialistas.






Ato pela educação em Corumbá






Manifestação em Três Lagoas