Por iniciativa da ADUFMS Seção Sindical de Aquidauana, dos docentes vinculados ao CPAQ e com o apoio do ANDES – Regional Pantanal, foram entregues 2020 unidades de máscaras às comunidades indígenas de etnia Terena dos municípios de Aquidauana e Anastácio.
A distribuição aconteceu na Aldeia "Aldeinha", em Anastácio, visando atender prioritariamente as famílias contaminadas pela Covid 19. A ação também chegou ao projeto “Crianças, meninos, meninas, lamentam, Pantanal” (Rodht), na oficina de Aldravia, forma poética, ministrada pela professora de língua portuguesa e aldravista, Flávia Rodht..
A diretora da ADUFMS- Seção Sindical Aquidauana, Ana Paula Archanjo Batarce, afirma que " o objetivo além de salvar vidas, era de realizar a distribuição a partir dos próprios agentes das comunidades, descaracterizando qualquer cunho político partidário, em razão da proximidade com as eleições municipais".
O trabalho de distribuição foi amplamente divulgado nas redes sociais e os colaboradores estão enviando os registros da distribuição das máscaras, nas diferentes comunidades indígenas.
Em Campo Grande, no período de março a agosto, a ADUFMS Seção Sindical, em parceria com o Sista-UFMS e o Sicredi, distribuiu máscaras entre os profissionais do Banco de Leite do Hospital Universitário e bairros carentes de Campo Grande. Assim como, coletou materiais de limpezas e entregou cestas básicas às famílias carentes do Bairro Dom Antonio, Lajeado, Mário Covas e Ramez Tebet.