Adufms Três Lagoas participa de evento de conscientização sobre câncer de mama

A Adufms do Câmpus de Três Lagoas (CPTL) participou, nesta quinta-feira (20), de um evento realizado na Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito Arapuá, localizado no próprio município de Três Lagoas. O encontro, que fez parte da campanha do Outubro Rosa da Secretaria de Saúde três-lagoense, teve como objetivo realizar exames e conscientizar a população sobre formas de prevenção e tratamento para o câncer de mama.

Além da Secretaria, a ação contou com parceria dos cursos de Medicina e de Enfermagem da UFMS/CPTL. A Adufms foi colaboradora, ajudando com o lanche para as pacientes. Os exames realizados foram o de Papanicolau (citopatológico, ou seja, para detectar alterações nas células do colo do útero) e exame clínico de mama. Cerca de 90 mulheres foram atendidas.

“A necessidade da proximidade da nossa luta sindical com a comunidade é urgente, principalmente nesses tempos de mudanças que queremos para o nosso povo, para as políticas públicas de saúde e de educação”, afirma a professora Dra.  Kaelly Saraiva, dos cursos Medicina e Enfermagem. “Acredito que tenha sido a primeira vez que uma associação sindical realizou uma parceria desse âmbito com uma entidade municipal”, pontua.

Kaelly também chama a atenção para o fato de que as mulheres atendidas estão fora do perímetro urbano, o que dificulta a atenção médica e torna ainda mais importante a ação. “É uma prática de prevenção, de medicina preventiva e enfermagem, atendendo mulheres de um distrito de zona rural”, destaca a docente. “O sindicato tem que sair de sua bolha, precisamos fazer também ações sociais porque isso também é ação política”, finaliza.