Assembleia da Adufms encaminha ofício solicitando a suspensão do Calendário Acadêmico

Assembleia Geral da Adufms, que ocorreu em 6 de maio, aprovou o encaminhamento de um ofício solicitando a convocação extraordinária do COUN (Conselho Universitário) da UFMS. 

O movimento entende que a suspensão do calendário acadêmico é fundamental durante o período de greve, para resguardar maiores prejuízos para a comunidade acadêmica. Solicitamos que a reunião extraordinária do COUN ocorra ainda nesta semana. Caso haja a manutenção do calendário acadêmico, os discentes terão aulas daqueles que não aderiram à greve, e posteriormente, a reposição daquelas disciplinas que houve adesão ao movimento paredista. 

Conforme a Lei de Greve, nº 7.783, de 1989, a greve começa a partir do momento estabelecido pelo conjunto da categoria, na UFMS foi estabelecido o dia 1º de maio para início do movimento grevista. A partir desta data, todos os docentes da instituição, filiados ou não à ADUFMS, estarão amparados pelo direito de greve e poderão participar do movimento. A paralisação independe da suspensão do calendário acadêmico para acontecer. 

A presidenta da Adufms, Mariuza Guimarães, explica que na última reunião feita com a Reitoria, no dia 30 de abril, a proposta foi veemente recusada pelo reitor. No momento, foi sugerido que a Adufms solicitasse a inclusão da pauta para a próxima reunião do Coun, prevista para 28 de maio. Entendemos a urgência da pauta, e por isso, precisamos de uma reunião extraordinária do conselho.  

“Nós estamos fazendo esse debate hoje, porque entendemos que a nossa luta hoje é em defesa desta universidade, sob pena de que, se continuarmos como estamos, em breve nós não teremos uma universidade pela qual lutar”, enfatizou Mariuza. 

Enquanto representante dos discentes na Assembleia Geral desta segunda-feira (6), Ôti Souza, do MUP (Movimento Universidade Popular), declarou que o movimento estudantil também planeja a deflagração da greve dos discentes. “Em apoio aos professores, técnicos e contra o sucateamento da universidade pública, o DCE tirou em CEB que os Centros Acadêmicos façam assembleias gerais de curso e assim, podemos convocar uma Assembleia Geral de todos os estudantes”, comentou. 

Durante a reunião, que ocorreu no dia 30 de abril, o representante do Diretório Central das e dos Estudantes da UFMS, Yuri Amizadai, enfatizou que a suspensão do calendário deve ser uma das prioridades. “Temos que pensar nos estudantes que moram no interior e se deslocam para à UFMS todos os dias, e naqueles que se mudaram para à Capital para estudar aqui. A suspensão do calendário faria com que os estudantes não se deslocassem à toa ou ficassem ‘perdidos’ sobre as aulas”, declarou.


Comentários

2 responses to “Assembleia da Adufms encaminha ofício solicitando a suspensão do Calendário Acadêmico”

  1. Elizangela da Silva Macedo Avatar
    Elizangela da Silva Macedo

    Sou contra o cancelamento do calendário, pois penso que é um direito do docente aderir a greve ou não, deve ser respeitado.

  2. Rebeca Vasconcelos Avatar
    Rebeca Vasconcelos

    Quanto a suspensão do calendário acadêmico eu sou a favor, pensando em pró de todos os estudantes do Campos.