Assembleia Geral da Adufms debate pautas sindicais e organizacionais

Aconteceu, na tarde de hoje (28), no auditório Marçal de Souza, na FAALC – UFMS, a Assembleia Geral da Adufms para tratar de pautas reivindicadas e organizadas anteriormente no documento que informava sobre a realização desta. Participaram da mesa, de forma presencial, a presidenta da Adufms, Mariuza Guimarães, e a 1ª tesoureira, Sheila Denize, além dos representantes das subsedes da Adufms via transmissão online: o professor Ilídio Neves por Corumbá, Ana Paula Werri por Aquidauana e Thiago Araújo por Três Lagoas. Outros docentes sindicalizados também estavam presentes na transmissão.

Mariuza deu os informes que consistiam na participação da Adufms no ato do dia 29, “Ato em Defesa da Democracia e Sem Anistia”, na atividade do dia 31, organizada pela vereadora Luiza Ribeiro, a exibição do documentário “O Dia Que Durou 21 Anos”, além de divulgar a realização, no dia 26 de abril, da 3ª Feira Cultural da Adufms.

Durante a Assembleia, foi discutida a questão do GT Multicampia e Fronteira. Durante a discussão da pauta, o professor Tássio Túlio Brás, representante da Adufms no II Seminário do GT Multicampia e Fronteira do Andes, explicou um pouco sobre a dinâmica do Grupo de Trabalho. “A iniciativa ocorreu, em boa parte, devido à articulação de boa parte dos docentes da Adufms que participaram dos congressos, para a criação de um GT que estivesse voltado a discutir os problemas decorrentes da atividade docente nos campi fora das sedes e nas zonas de fronteira”. Diante disso, Túlio ainda explica: “Houve a criação deste GT em âmbito nacional e várias ADs criaram seus GTs locais para vincular as lutas e reivindicações dos docentes que estão trabalhando fora das sedes”.

A partir daí, foi sugerida a criação do GT local, unindo as subsedes da Adufms, da mesma forma que as outras ADs fizeram, como explicitado na fala do professor. A decisão foi aceita por unanimidade e, na sequência, foi decidido, por votação, quem seriam os participantes do Grupo. Os representantes escolhidos durante a Assembleia foram Tássio Brás como coordenador, Fabiana Portela, Ilídio e Waldson Luciano como representantes de Corumbá. Três Lagoas, Aquidauana e Campo Grande ficaram de discutir a indicação dos titulares e suplentes.

Sobre as eleições do Andes-SN, Mato Grosso do Sul tem representantes nas chapas 1, 3 e 4. O professor Antonio Rodrigues Belon (chapa 3) e Mariuza Guimarães (chapa 4) apresentaram suas propostas. Ana Arcanjo (chapa 1) não pôde comparecer. Durante a Assembleia, foi criada a Comissão Eleitoral de MS para o Andes-SN, composta por Sheila Denize, Thiago Araújo, Dário Neto, Ricardo Gentil e Gabriel Nemirovsky, além de representantes de cada chapa, que ainda serão indicados.

Sheila Denize também abordou a infraestrutura da sede e subsedes, destacando a necessidade de reparos e novas construções. Foi formada uma comissão para avaliar as demandas regionais, seguindo a mesma lógica da Comissão Eleitoral para o Andes: formá-la com representantes de cada subsede. Foram escolhidos Sheila Denize (Campo Grande) e Jorge de Souza (Corumbá), enquanto os representantes de Aquidauana e Três Lagoas serão indicados posteriormente. A Assembleia também aprovou, por urgência, a construção do muro da subsede de Aquidauana.

Dário Neto propôs a criação de um GT para políticas culturais. Mariuza informou que já existe um GT de Comunicação e Arte, e ficou encaminhado que Dário coordenará sua reestruturação, criando dois subgrupos: um para comunicação e outro para arte.

Esta foi a última Assembleia sob a presidência de Mariuza Guimarães. As eleições da Adufms ocorrerão nos dias 07 e 08 de maio.


Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *