Campo Grande recebe 1º Seminário Regional do Observatório Nacional de Violência contra Educadores

No próximo dia 30 de setembro, Campo Grande sediará o 1º Seminário Regional Centro-Oeste do Observatório Nacional de Violência contra Educadoras e Educadores (ONVE). O evento acontece a partir das 18h, na sede da Adufms, e contará com a presença do professor Fernando Penna, coordenador do ONVE e docente da Universidade Federal Fluminense (UFF).

O encontro tem como tema “Formação de Professoras/es para a Educação Básica: a violência contra educadoras/es em pauta”, e será um espaço de discussão sobre os resultados do projeto de pesquisa que mapeia a violência sofrida por profissionais da educação em todo o país. O levantamento reúne um amplo banco de dados, fruto de um trabalho de extensão e pesquisa desenvolvido pela UFF.

De acordo com a professora Maria Aparecida Lima dos Santos (UFMS), integrante do Conselho Consultivo do observatório e representante da Associação Brasileira de Ensino de História, a iniciativa é estratégica para fortalecer a categoria. Essa pesquisa nos dá subsídios importantes. Com base nos dados, as associações poderão, inclusive, oferecer apoio jurídico a professoras e professores vítimas de perseguições”, explicou.

Maria Lima ressalta ainda que o ONVE tem buscado criar uma rede nacional de resistência. O professor Fernando Penna, junto com sua equipe, está levando esses resultados para todo o Brasil por meio de seminários, incentivando a criação de núcleos regionais do observatório”, destacou Lima.

O seminário regional em Mato Grosso do Sul também tem caráter preparatório para o Seminário Nacional do ONVE, que será realizado em novembro.

O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa Currículo, Cultura e História (GEPEH/UFMS) e conta com apoio de diferentes entidades, como a Campanha Nacional pelo Direito à Educação – Comitê MS, ANDES-SN, ACP, FETEMS, PPGEDU/UFMS e a própria ADUFMS.