Conferência Estadual debateu diretrizes para o novo Plano Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul

Representantes de instituições de ensino, entidades da sociedade civil, movimentos sociais, órgãos públicos e docentes vinculados à Adufms participaram, nos dias 24 e 25 de junho, da Conferência Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul, etapa decisiva para a construção do Plano Estadual de Educação (PEE-MS) 2026-2036. O encontro reuniu delegados e delegadas de diferentes regiões do estado para debater propostas que irão orientar as políticas educacionais sul-mato-grossenses na próxima década.

A programação teve início no Auditório da UEMS, em Campo Grande, com atividades culturais, debates e discussões sobre os desafios da educação pública e a elaboração dos planos decenais de educação. Entre as participantes esteve a professora Mariuza Aparecida Camillo Guimarães, coordenadora adjunta do Fórum Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul (FEEMS) e ex-presidenta da Adufms, que atuou como relatora da votação e aprovação do regimento interno da conferência.

Durante as atividades, Mariuza destacou a importância da participação social na construção das políticas educacionais e afirmou que “a Conferência Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul é de suma importância para a consolidação dos debates para o Plano Estadual de Educação que norteará as políticas da área pelos próximos 10 anos”. Segundo ela, esse processo é fundamental para assegurar o direito humano à educação de qualidade socialmente referenciada e garantir que diferentes segmentos da sociedade participem da elaboração do documento.

No segundo dia da conferência, os participantes se dividiram em grupos de trabalho organizados em 14 eixos temáticos, responsáveis por discutir e sistematizar propostas que posteriormente foram apreciadas na plenária final. Entre os participantes esteve o presidente da Adufms, José Roberto Rodrigues de Oliveira, integrante do grupo temático sobre diversidade, que destacou o caráter coletivo e contínuo da construção do Plano Estadual de Educação. Segundo ele, o processo foi resultado de anos de articulação entre movimentos sociais, entidades sindicais e representantes de diferentes municípios, envolvendo reuniões presenciais, atividades virtuais e audiências públicas.

José Roberto ressaltou ainda que o grupo de diversidade trabalhou na formulação de 63 metas voltadas ao atendimento de populações indígenas, quilombolas, camponesas, ribeirinhas, pantaneiras e povos do Cerrado, buscando contemplar as especificidades de Mato Grosso do Sul. O dirigente também destacou a participação de docentes da UFMS vinculados à Adufms ao longo das discussões e afirmou que o encontro reforçou “o compromisso com a educação pública, laica, de qualidade e socialmente referenciada”.

As deliberações aprovadas servirão de base para a redação do novo Plano Estadual de Educação, documento que estabelecerá metas e estratégias para a educação sul-mato-grossense até 2036.

A participação de docentes vinculados à Adufms nas discussões reforçou o compromisso histórico da seção sindical com a defesa da educação pública, gratuita, laica e socialmente referenciada. As contribuições apresentadas ao longo da conferência buscaram fortalecer políticas voltadas à valorização profissional, à ampliação do acesso e à melhoria das condições de ensino em todos os níveis educacionais.