Na noite de ontem, dia 04 de maio de 2021, A ADUFMS promoveu o segundo DEBATE sobre as graves alterações no estatuto da UFMS, apresentadas pela reitoria no início de abril.
Transmitido ao vivo, o tema do encontro foi: A CRIAÇÃO DOS DOS FUNDOS PATRIMONIAIS E A AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA.
Assista no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=rk80tXZAngY
Durante o debate, os Professores Salomão Ximenes da UFABC (presidente da ADUFABC) e Fernando Cunha da UFPB (presidente da ADUFPB) esclareceram diversos pontos sobre o funcionamento dos Fundos Patrimoniais em experiências internacionais e nacionais, suas equiparações com o Projeto FUTURE-SE, as prováveis motivações por trás das alteração no estatuto da UFMS e os interesses reais por trás da criação dos Fundos patrimoniais, a chamada privatização não-clássica – implementada por dentro da própria instituição, muitas vezes, sem o pleno conhecimento da própria omunidade acadêmica.
O debate abordou também a Lei n° 13.800 que regula a criação dos fundos patrimoniais, explicando como se daria na prática a implementação desses fundos se a mudança do estatuto for aprovada, respondendo questões como: Como eles seriam administrados? Por quem? A universidade teria alguma ingerência?
Explicando também quais serão as graves consequências na perda da autonomia financeira e por consequência administrativa, intelectual e científico-pedagógica na UFMS caso a aprovação ocorra. Os debatedores apontaram também qual seria o caminho alinhado com a luta histórica da classe, para a resolução dos problemas financeiros da Universidade Pública brasileira.
Assista ao vídeo para embasar sua decisão!
A consulta acadêmica sobre as mudanças do Estatuto (realizada pela gestão da UFMS) vai até o dia 10 de maio.