Convênio prevê medidas para recuperar infraestrutura e quadro de pessoal do HU de Dourados

A Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) assinou na tarde desta quinta-feira, 26, contrato com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) para parceria na administração do hospital universitário vinculado àquela instituição.

A celebração do contrato acontece após a decisão, por parte das universidades, pela adesão à Ebserh. A partir da assinatura é iniciada a implantação de um plano de reestruturação de cada hospital, ação executada de forma conjunta entre a universidade e a empresa.

O plano prevê a adoção de medidas para a recuperação da infraestrutura física e tecnológica, assim como a recomposição do quadro de pessoal, um dos principais desafios da rede. Nos casos em que for identificada a necessidade de contratação de profissionais serão realizados concursos públicos e processos seletivos. Um dos principais objetivos é a reativação de leitos que atualmente encontram-se desativados em decorrência da falta de pessoal.

A criação de um novo modelo de gestão para o hospital era uma expectativa real da reitoria da UFGD desde o início da universidade, em 2005, e sobretudo a partir de 2009, quando a instituição assumiu a gestão da unidade. É o que conta o reitor da UFGD, Damião Duque de Farias, “Nós convivemos com alguns problemas estruturais, especialmente de pessoal e de financiamento que, agora com a assinatura do contrato, temos a expectativa de superar”, afirmou. Em relação a área de ensino e pesquisa, o reitor disse ter boas expectativas para o futuro. “Essa parceria e a constituição de uma rede nacional [de hospitais universitários federais] cria perspectivas acadêmicas importantes para a formação dos nossos alunos, para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, especialmente na área da saúde”, reiterou.

De acordo com o presidente da Ebserh, José Rubens Rebelatto, a importância da parceria entre a empresa e os hospitais universitários, como o da UFGD, é resolver a origem dos problemas de todas as unidades: a falta de pessoal. “Na medida em que não houve a contratação de pessoal, e a instituição se comprometeu a contratar de forma precarizada, isso causou uma drenagem de recursos e custeio, levando a deterioração dos hospitais… A Ebserh veio para resolver isso”, apontou o presidente.

Os hospitais universitários administrados a partir da parceria com a empresa continuam subordinados academicamente às universidades, e a prestação de serviços de assistência à saúde permanece integralmente no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

A

Ebserh

é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Educação criada em 2011 com a finalidade de modernizar a gestão dos hospitais universitários federais. Desde a sua criação, a empresa coordena o Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF), criado em 2010.

Assessoria de Comunicação Social da Ebserh.