A ADUFMS, o SISTA e representantes dos estudantes organizaram na noite de quarta-feira (26) um debate entre os candidatos a direção do campus de Aquidauana para o biênio 2025-2029.
O debate contou com a presença dos candidatos à direção Ana Graziele Lourenço Toledo, Franchys Marizethe Nascimento Santana e Miguel Rodrigues de Souza Neto. Durante o primeiro bloco, quando os candidatos apresentavam suas propostas, a candidata Franchys manifestou a retirada de sua candidatura ao cargo de direção, ao justificar esta decisão afirmou: “Não concordo e não aceito alguns encaminhamentos que acontecem nos bastidores”.
Com este novo cenário, com a participação dos demais candidatos, deu-se prosseguimento ao debate, o qual contou com mais três blocos. No segundo, cada candidato pode formular questões ao outro, seguida de sua replica; o terceiro bloco contou com a participação da comunidade, quando docentes, TAES e estudantes puderam formular perguntas que foram respondidas por ambos os candidatos. No último bloco os candidatos puderam fazer suas considerações finais.
Temas como, a democracia interna do campus e transparência nas ações administrativas, a assistência estudantil, a valorização de servidores e melhores condições de trabalho, foram alvo das discussões e reflexões dos presentes.
A ADUFMS contribuiu para promover o debate, porque defende que durante os processos de consulta a comunidade acadêmica sobre o cargo de direção, o campus deve ter espaços democráticos de reflexão e debate sobre suas problemáticas.




(Foto: Reprodução/Adufms Aquidauana)
– Texto por Adufms Aquidauana.
Leave a Reply