Dos 117 cursos superiores de Mato Grosso do Sul inscritos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2012, 45 tiveram nota abaixo da média, segundo o Ministério da Educação (MEC). A lista divulgada pelo órgão aponta que 34 cursos do estado tiveram com nota 2 e 11 cursos foram avaliados com nota 1.
Ainda conforme o relatório, oito cursos tiveram nota máxima, 13 tiveram nota 4, acima da média, e outros 48 cursos foram avaliados com nota 3, que corresponde à média esperada. Outros três cursos ficaram sem pontuação por falta de participação dos alunos na prova.
As menores avaliações correspondem a quatro universidades públicas e sete universidades particulares. A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) teve os cursos de administração (campus de Bonito), ciências econômicas (campus de Campo Grande) e jornalismo (campus de Campo Grande) com nota 1.
Ao G1, a assessoria da UFMS informou que a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação fará uma avaliação aprofundada nos cursos nas próximas semanas.
O curso de psicologia da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) também teve nota 1. A assessoria da instituição informou ao G1 que “aguarda a publicação do relatório de curso do Enade e demais índices para proceder a análise de desempenho dos seus cursos”.
A Universidade Anhanguera Uniderp teve nota 1 no curso de tecnologia em marketing e em outros dois cursos do centro universitário de Campo Grande, que foram direito e tecnologia em logística. Por meio de nota, o estabelecimento de ensino superior afirmou que “já tem um plano de melhorias em execução para a Universidade Anhanguera-Uniderp e para o Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande, e não poupará esforços para cumprir todas as exigências estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC)”.
Os demais cursos com nota 1 foram administração nas Faculdades Integradas de Paraníba (Fipar); administração nas Faculdades Integradas de Cassilândia; turismo na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e tecnologia em gestão de recursos na Faculdade de Tecnologia de Nova Andradina (Fatec-MS). O G1 entrou em contato com as instituições, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem.
Nota máxima
– Tiraram 5 o curso de administração da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Três Lagoas; o curso de direito da UFMS de Campo Grande; direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus Naviraí; direito da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD); ciências contábeis das Faculdades Magsul em Ponta Porã; ciências contábeis da UFGD, tecnologia em logística da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e publicidade e propaganda do Centro Universitário da Grande Dourados.
O índice monitora a qualidade dos cursos de graduação e divide as instituições (universidades, faculdades e centros universitários) por totais contínuos que vão de zero a cinco pontos, com divisão por casas decimais e em faixas que vão de um a cinco. Para estarem em um nível aceitável de prestação de serviços de educação, é preciso tirar entre três e cinco.
G1 MS