Desligamento de docentes do PAS, fechamento de disciplinas e uso do espaço acadêmico pelo Sindicato foram algumas das pautas do encontro
A Diretoria Executiva da Adufms se encontrou com a gestão da UFMS nesta segunda-feira, 14 de agosto. A reunião ocorreu no prédio da Reitoria. O reitor Marcelo Turine e representantes de pró-reitorias se reuniram com as professoras Mariuza Guimarães (presidenta) e Sheila Guimarães (tesoureira), além dos professores Gabriel Nemirovsky (vice-presidente) e Waldson Diniz (representante do Campus Pantanal).
Um dos assuntos abordados foi a disponibilidade do uso do espaço da Universidade para a realização de atividades sindicais, como reuniões, seminários e assembleias. A professora Mariuza explicou que, como o acesso ao SEI é individual e não por meio da entidade, a possibilidade de agendamento é dificultada.
O professor Turine afirmou que, em caso de eventos, cada unidade tem autonomia para aceitar pedidos, mas que iniciativas de interesse geral da comunidade acadêmica contarão com apoio da gestão para utilização dos espaços, sem custo. Ele ressaltou ainda que, em casos de negativa e dificuldade, o Sindicato pode dialogar com a Pró-Reitoria de Administração e Infraestrutura (Proadi).
Outro ponto levantado foi a revisão da Resolução 430/2021 do Cograd, que trata, entre outros assuntos, do número de estudantes em sala de aula. De acordo com o Artigo 51 da medida, cada turma deve oferecer no mínimo cinco vagas para disciplinas obrigatórias e 10 para optativas.
Embora o objetivo seja evitar que docentes ofereçam disciplinas em que não há procura, a nova regra pode dificultar ou até impedir a formação de acadêmicos/as inseridos/as em matrizes curriculares anteriores, já que, em alguns casos, a disciplina necessária para a conclusão do curso não atinge o quórum necessário.
Além disso, o fechamento ou o não acolhimento da disciplina após o período de matrícula impacta na carga horária do docente, que tem prejuízos com a sua avaliação e consequente progressão. O reitor Marcelo Turine acolheu a proposta de revisão da Resolução, solicitando que o pró-reitor de Ensino envie orientação aos diretores, que especifique a possibilidade de casos excepcionais e que o assunto seja analisado caso a caso.
A descontinuidade de docentes que atendiam pelo Programa de Atendimento à Saúde (PAS) também foi pauta da reunião. A Diretoria da Adufms e a gestão da Universidade concordaram sobre a abertura de diálogo sobre alternativas, já que muitos profissionais se descredenciaram do programa. Foi proposta uma nova reunião com representantes do PAS para tratar do tema.
Outra pauta abordada foi o apoio para publicações e exposições em eventos científicos. “A Universidade está apoiando todas as publicações científicas dos docentes”, declarou Turine sobre o tema, especificando que, em caso de publicações, docentes devem se inscrever em um edital permanente, disponível no portal da Universidade.
O professor Waldson, representando o campus de Corumbá, pediu maior atenção ao interior. Ele também sugeriu que haja maior parceria institucional, como a presença de representantes sindicais em eventos da Universidade, como posses, colações, lançamentos de programas, aberturas de congressos e outras atividades.
Turine se comprometeu a realizar o diálogo para o fortalecimento das unidades do interior, bem como do estabelecimento de parcerias para que haja representação do Sindicato nos eventos da instituição. “Faremos convites especiais à Adufms para fazer falas conjuntas”, afirmou o reitor.
A professora Mariuza Guimarães fez um balanço positivo do encontro. “Avalio que nossa conversa foi positiva, retomamos um canal de comunicação. Entendemos que podemos agora estabelecer um diálogo mais assertivo e que de fato estabeleça uma relação mais democrática entre o sindicato e a gestão”, disse a presidenta da Adufms.