Evento internacional debate governamentalidades e resistências em mundo pós-pandêmico

A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) sediará, entre os dias 7 e 11 de abril de 2025, o “V Ciclo de Debates (De)marcando Diferenças”. O evento, promovido pelo Núcleo de Estudos Néstor Perlongher e pelo Grupo de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Diferenças (Impróprias), reunirá pesquisadores do Brasil, Bolívia, Colômbia, México, Portugal e Moçambique para discutir governamentalidades e resistências no cenário pós-pandêmico. A programação inclui conferências e mesas-redondas presenciais, realizadas no auditório 1 do Complexo Multiuso 1, no campus da UFMS em Campo Grande. A participação é gratuita, com certificação para os presentes.

Na abertura, no dia 7 de abril, o antropólogo português Miguel Vale de Almeida (ISCTE) abordará a temática “Do antropoceno ao androceno, ou vice-versa”. Nos dias seguintes, três mesas de debate trarão especialistas para discutir temas como gênero, democracia e resistências sociais. Entre os participantes estão Anahí Guedes de Mello (ANIS), Fabiana Moraes (UFPE/The Intercept Brasil), Lina Berrio (CIESAS, México), Ilka Boaventura Leite (UFSC), Franklin Gil Hernández (UNC, Colômbia) e Isabel Maria Casimiro (UEM, Moçambique). O encerramento, no dia 11 de abril, contará com a palestra “Pandemia, patriarcado e Estado: reorganização política da resistência”, ministrada por Adriana Guzmán (UMSA, Bolívia).

O evento é financiado pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) e conta com o apoio da Escola Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, Associação dos Docentes da UFMS (Adufms), Associação Campo-Grandense de Professores e Sindicato dos Trabalhadores em Educação da UFMS e IFMS. O professor Guilherme Passamani coordena esta edição.

As inscrições podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/ZgAyKFHU9bLydt9A7.

Mais informações estão disponíveis no perfil instagram.com/nenp.ufms


Comentários

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *