O jantar de fim de ano da Adufms, que ocorre nesta sexta-feira (10 de novembro) a partir das 20h, contará com a exposição “Três Irmãos Artistas”, com obras dos irmãos Darwin Longo, Lelo Longo e Natanael Longo. As telas dos artistas visuais ilustrarão o encontro compondo um mural e disponíveis para compra.
Os irmãos Longo de Oliveira atuam nas artes visuais há mais de quatro décadas. Natanael Longo, que vive em Jundiaí (SP), foi premiado em 1967 por seu trabalho na fachada do Palácio dos Bandeirantes, morada oficial do governador de São Paulo. Na década de 1970, atuou como diretor de arte da Editora Abril, além de trabalhar com ilustração para livros das editoras Melhoramentos, Círculo do Livro e Civilização Brasileira. Entre as obras que ilustrou, estão edições de “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, e “Os Sertões”, de Euclides da Cunha.
Élios Longo, conhecido como Lelo, costuma retratar a cultura e as paisagens sul-mato-grossenses em suas obras. Com uma produção mais voltada a telas com tinta acrílica, Lelo possui acervos nos museus de Becchi e de Gênova (Itália); Universidade de Turim (Itália); Vaticano; Universidade de Évora (Portugal); Mar Del Plata (Argentina) e na sede do governo da província japonesa de Okinawa.
Darwin Longo costuma retratar em suas pinturas o cotidiano da classe trabalhadora, tanto na labuta quanto no lazer. Além disso, lecionou na UFMS desde a fundação do curso de Artes Visuais, em 1982, até sua aposentadoria, tendo passado por disciplinas de desenho e pintura. É graduado em Desenho pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, além de possuir especialização em Metodologia do Ensino Superior e Mestrado em Educação Brasileira pela UFMS.
Além da exposição, Darwin e Lelo estarão presentes no evento desta sexta-feira para falar de suas obras e tirar dúvidas sobre seu trabalho.
Comentários
2 responses to “Jantar de fim de ano contará com exposição de artes dos irmãos Longo”
Iniciativa maravilhosa! Quem venham outros artistas!!
Agradecemos o empenho da ADUFMS por integrar as Artes Visuais nas suas atividades culturais para os Docentes sindicalizados e também por promover a divulgação da exposição coletiva, com trabalhos realizados pelos três irmãos: Darwin Longo, Élios Longo e Natanael Longo. Desta feita, coloco-me sempre a disposição desta representativa entidade, empregando o valor sempre de fortalecimento a Política para a Organização dos Profissionais da Educação do Ensino Superior.