MANIFESTO ANTI-HOMOFOBIA

A diretoria da

ADUFMS, Gestão Autonomia Sindical,

manifesta indignação e repúdio à homofobia e à transfobia praticadas na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS),

Campus

de Campo Grande.

Demonstrando incapacidade de respeitar a diversidade sexual e o livre-arbítrio que cada cidadã e cada cidadão têm sobre o próprio corpo, pessoas atearam fogo no Diretório Central dos Estudantes (DCE), queimando livros destinados à biblioteca da entidade acadêmica.

A ação se deu como uma tentativa de intimidação à campanha anti-homofóbica e antitransfóbica posta em prática em função de uma acadêmica transexual ter sido hostilizada no Restaurante Universitário da UFMS.

A história, configurada nas atitudes multisseculares dos seres humanos, tem mostrado o quanto práticas discriminatórias têm aniquilado vidas e castrado os direitos intocáveis de agir e viver de acordo com as convicções ideológicas, políticas, religiosas, de orientação sexual ou quaisquer outros pensamentos e posicionamentos assumidos por quem quer que seja.

As ações violentas contra as manifestações em defesa da diversidade sexual praticadas na UFMS nos fazem lembrar uma reflexão do geógrafo Milton Santos, no documentário “Encontro com Milton Santos ou O mundo global visto do lado de cá” (2006), dirigido por Silvio Tendler, sobre uma “humanidade” que se pretende humana em sua totalidade: “Estamos fazendo os ensaios do que será a humanidade”.

A construção dessa humanidade pretendida nos cobra posicionamentos em defesa de sociedades acolhedoras, que contemplem todas as formas de vida em sua plenitude. Para que esse sonho continue a ser sonhado, cobramos das instituições medidas firmes de combate às desumanidades. É preciso que a UFMS adote ações urgentes contra as homofobias, transfobias e outras formas de agressão aos direitos humanos. O assunto precisa ser incluso na pauta do Conselho Universitário (Coun).