Marcada para novembro a eleição online para nova direção do ANDES-SN

Da esquerda para a direita: Maria Regina Ávila (Seção Sindical do ANDES-SN na UFSC), Rivânia Moura (ADFURRN / ADUERN),  Amauri Fragoso (ADUFCG).  Da esquerda para direita: Paulo Opuszka (APUFPR), Celi Zulke (APUB / ANDES NE III) Luis Pasquetti (ADUNB) – Foto Divulgação Assessoria do Andes – SN

A eleição online para escolha da nova direção do ANDES Sindicato Nacional acontece nos dias 03 e 04 de novembro de 2020, em todo o País. No 39º Congresso Nacional do ANDES Sindicato Nacional (Conad), ocorrido entre 04 e 08 de fevereiro desse ano, duas chapas se inscreveram para disputar a direção da entidade.             

Foram inscritas a Chapa Unidade para Lutar: Em defesa da educação pública e das liberdades democráticas, ligada à atual direção, composta pelas professoras Rivânia Moura (UERN) e Maria Regina Ávila (UFSC), candidatas aos cargos de presidente e secretária-geral respectivamente, e Amauri Fragoso Junior (UFCG), para o cargo de 1º tesoureiro.

Já a Chapa 2, denominada RENOVA ANDES, de oposição à atual direção, é composta pela professora Celi Taffarel (UFBA), para o cargo de presidente, e os professores Luis Antônio Pasquetti (UnB) e Paulo Opuska (UFPR), para os cargos de secretário-geral e 1º tesoureiro, respectivamente.

A chapa 2 conta com a participação das professoras da UFMS, Mariuza Aparecida Camillo Guimarães,  ex-presidenta da então Adufms – Sindicato, candidata a  vaga de 2ª Secretária e a Silvania Aparecida da Silva Zanchett, candidata a  2ª  Vice-Presidente da Regional Pantanal.

Paridade

Conforme o site do ANDES- SN esta é a primeira eleição do ANDES-SN com o fator paridade de gênero para a composição das chapas, deliberado no 38º Congresso do ANDES-SN, em 2018 em Belém (PA). Pelo nova regulamentação a chapa deverá conter na composição dos cargos da presidência, secretaria e tesouraria a participação de, no mínimo, seis mulheres. Já para os cargos de todas as secretarias regionais deverá ser garantida a presença de no mínimo 36 mulheres, sendo pelo menos um cargo de 1ª vice-presidente e 2ª vice-presidente na totalidade das regionais

Conheça a composição das chapas

Chapa 2 – Renova ANDES

CHAPA 1 – UNIDADE PARA LUTAR: EM DEFESA DA EDUCAÇÃO E DAS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS