A comissão responsável pela apresentação do “Movimento Universidade Federal do Pantanal”, representada pelos professores Ilidio Neves, Hélvio Rech, Márcia Rolon e Ilsyane Kmitta, reuniu-se com a Adufms na tarde da última quarta-feira (02), na sede da Associação, para tratar de ações colaborativas visando o andamento da proposta.
A conversa avançou no sentido de criar uma comissão na Adufms para mediar as relações com a reitoria da UFMS e apoiar a construção da nova universidade federal no Estado de Mato Grosso do Sul. Segundo o grupo, a ideia é que essa instituição seja um espaço de integração do Cone Sul (Brasil, Paraguai e Bolívia), oferecendo cursos bilíngues focados nas tradições e na cultura pantaneira.
A professora Ilsyane Kmitta explicou um pouco mais sobre os objetivos do projeto: “A ideia de pensar a universidade é exatamente para que você trabalhe com essas singularidades do bioma do Pantanal. Porque, ao trabalhar essas singularidades, consequentemente se trará uma universidade para Corumbá que contribuirá para que ocorra um desenvolvimento econômico, social e cultural na região, além de construir conhecimento a partir desse locus. Envolvendo tanto o conhecimento da sociedade civil quanto das populações originárias e ribeirinhas que estão ali. Provocando assim, a criação de cursos voltados a trabalhar com a região de fronteira, inclusive com uma educação, no caso, bilíngue, também considerando as línguas nativas.”
O professor Hélvio Rech conta que a ideia da criação da Universidade Federal do Pantanal é antiga, porém, foi botada em pauta novamente a partir de um acontecimento recente: “A retomada do assunto veio a partir da vinda do presidente Lula ao Pantanal no período das queimadas, daí surgiu a ideia de, ao invés de haver apenas medidas paliativas para a questão, se pensar em medidas estruturantes, que tratem da questão ambiental e também do desenvolvimento da cultura, ou seja, tudo o que uma universidade pode proporcionar.”
O grupo, com representantes do interior de Mato Grosso do Sul, reuniu-se com parlamentares, com membros do Partido dos Trabalhadores e participou, na manhã de hoje (03), do Plenário da Câmara Municipal para defender a proposta.
Abaixo-assinado online para a criação da UFPantanal
O Movimento lançou um abaixo-assinado online para angariar apoio ao projeto. Consta que em menos de cinco dias, o documento chegou a quase mil assinaturas. Caso concorde com a pauta, você pode contribuir com a sua assinatura através do link, clicando aqui.
Fotos da reunião




Leave a Reply