A Associação dos Docentes da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Adufms) manifesta profundo pesar pelo falecimento do Dr. João Pereira da Rosa, ocorrido aos 97 anos, em decorrência de sepse e pneumonia bacteriana, estava internado desde o dia 17 de fevereiro.
Bisneto de José Antônio Pereira, fundador de Campo Grande, Dr. João Pereira da Rosa foi um dos responsáveis pela criação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e tornou-se seu primeiro reitor, cargo que ocupou por dois mandatos, de 1970 a 1978. Sua atuação foi fundamental para a consolidação da instituição e do ensino superior no estado.
Além de sua relevante trajetória acadêmica, exerceu a medicina por 25 anos na Santa Casa de Campo Grande, escreveu quatro livros e presidiu a Academia de Medicina de Mato Grosso do Sul. No início dos anos 1970, integrou a diretoria provisória da Associação dos Professores do Campus de Campo Grande da Universidade Estadual de Mato Grosso (APCCGUEMT), entidade que daria origem à Adufms. Permaneceu filiado à Associação até 2002.
A Adufms reconhece sua inestimável contribuição à educação e à saúde pública e se solidariza com seus familiares e amigos neste momento de despedida. Dr. João Pereira da Rosa deixa um legado que permanecerá na memória da comunidade acadêmica e de toda a sociedade sul-mato-grossense.
Ele deixa três filhos, nove netos e seis bisnetos.