Nota de pesar pelo falecimento da Professora Doutora Ester Senna da UFMS





A ADUFMS Seção Sindical ANDES Sindicato Nacional comunica com pesar o falecimento da Professora Doutora Ester Senna, ocorrido no domingo 10 de março às 21h30min. Esterzinha, como era carinhosamente chamada, havia completado 66 anos no dia 7 de fevereiro deste ano. Era docente associada aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul no Câmpus Pantanal (UFMS-CPAN, Corumbá).

O corpo está sendo velado no  Cemitério Monte das Oliveiras, avenida Guaicurus 7000, Jardim Campo Alto, em Campo Grande. Seu sepultamento será às 15 horas desta segunda-feira 11 no mesmo cemitério do velório.

É com muita tristeza e saudade que a ADUFMS Seção Sindical se solidariza com familiares, amigas e amigos da docente. Primeira nascida entre cinco irmãs e quatro irmãos,   a professora Ester Senna atuou na Educação com significativas contribuições na formação docente e em pesquisas no Estado de Mato Grosso do Sul. Graduou-se em  Pedagogia pela UFMS. Em 1986 concluiu mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Na Universidade de São Paulo (USP) doutorou-se em Educação (1994).

Era aposentada desde 2010, mas continuou como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação (Mestrado em Educação), área de concentração em Educação Social, da UFMS-CPAN – linha de pesquisa políticas, práticas institucionais, inclusão/exclusão social – até  2012, quando fazia parte do quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. No período 2012-2013 foi professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMS.

Ester pesquisava gestão educacional, avaliação institucional e interface da política educacional com outras políticas sociais. Como participante, a docente também desenvolveu pesquisas em  programas de Pós-Graduação (mestrado/doutorado) em Educação na UFMS e na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Além de autora e coautora de capítulos em livros, de escrever artigos em periódicos científicos e de atuar em conjunto na organização de publicações, Ester foi organizadora dos livros

P

olítica educacional de Mato Grosso do Sul na trajetória das políticas sociais: análise e diagnóstico (1980-1990)


, publicado em 2000, e


Trabalho, educação e política pública


(2003).