NOTA DE PESAR – Professor Wilson Valentin Biasotto

“Ainda quero viver para ver a reversão dessa política privatista que leva à perda da soberania nacional”. (Wilson Biasotto)

O Sindicato dos/das Docentes da UFMS – ADUFMS vem com sentimento de tristeza manifestar o seu pesar pelo falecimento do Professor Wilson Valentin Biasotto na tarde desta quarta-feira (14), no Hospital do Coração, em Dourados, aos 73 anos.

Conhecido pela sociedade de Dourados e por todo o Mato Grosso do Sul como um grande educador e uma grande liderança, Biasotto foi um dos fundadores da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) e um dos principais fomentadores da organização sindical docente no Mato Grosso do Sul. Em campo Grande foi filiado à ADUFMS, ao se mudar para Dourados passou a atuar na nova seção sindical ADUFDourados e foi um dos fundadores da ADP (Associação Douradense de Professores – hoje, SIMTED Dourados) e da FEPROSUL (hoje, FETEMS).

Casado com a professora Helena Maria Biasotto, conhecida como professora Leninha, deixa em seu legado familiar as filhas Mirella, Etienne e Milenne.

Iniciou a sua carreira no magistério em 1972, após concluir faculdade de História. Concluiu o Mestrado e o Doutorado na Universidade de São Paulo, USP, em História Social. Em 1996 foi eleito diretor do Campus de Dourados da UFMS exercendo o seu mandato entre 1997 e 2000. 

Em janeiro de 2001 assumiu uma vaga de vereador na Câmara Municipal de Dourados, tendo exercido por dois anos a liderança naquela casa de Leis. Foi reeleito em 2004. Em 2008 disputou eleições para prefeito, ficando em terceira colocação.

Segundo a colega da UFGD, Profa. Edir Neves Barboza (Coordenação da LEDUC/FAIND/UFGD), Biasotto era uma referência de humanidade como professor. “Acolhedor, querido e sempre pronto para dividir seu conhecimento”.  


Para os estudantes do DCE da UEMS, seus exemplos, estarão sempre nos corações, ações e na história de cada aluno. “Nós, estudantes, podemos nos encher de orgulho, pelo brasileiro que foi e lutou aguerridamente por uma sociedade democrática e plural. Pelos serviços prestados incalculáveis à sociedade sul-mato-grossense.Os/as trabalhadores/as e os/as filhos/as da classe trabalhadora, lhe são gratos, pela defesa de um ensino público forte, gratuito e de qualidade”, disseram em sua homenagem.”


“O coração de estudante” que batia e entoava nossas lutas agora é eterno!”


Wilson Valentin Biasotto, presente!