NOTA EM DEFESA DA COMUNIDADE DA UFMS

23-07-2020


Imagem reproduzida de Adufal


 NO PERÍODO compreendido entre 18 de junho e 16 de julho deste ano a UFMS viveu um movimento de debate sobre o futuro da Instituição.  Apesar do tempo exíguo para a campanha, cinco chapas se inscreveram para a disputa no processo de consulta para a composição da lista tríplice que, enviada ao governo federal, definirá a futura gestão desta que é a maior instituição de ensino superior pública de Mato Grosso do Sul.

Ao longo do processo uma das chapas renunciou, e a disputa se manteve entre as quatro chapas restantes. Nesse período foram apresentadas as propostas das chapas em reuniões, debates e mídias sociais. No dia 17 de julho, 1.344 docentes, 1.220 técnicas/os administrativas/os e 5.339 estudantes compareceram às urnas virtuais para depositar o seu voto. 

Os números acima representam um contingente importante da comunidade universitária, que nesta nota tencionamos defender. No dia 29 de julho, ocorrerá a reunião do Colégio Eleitoral para homologar o processo de consulta e a composição da lista tríplice. 

Entendendo a consulta como processo democrático que deve ser, de fato, ratificado e homologado em conformidade com o resultado que reflete a vontade da comunidade e que há fragilidades nos argumentos em que se propôs a cassação da Chapa 5, defendemos que a lista tríplice deve contemplar as três chapas mais votadas e da mesma forma que o governo federal também respeite o desejo da comunidade universitária.

VIVA A UNIVERSIDADE PÚBLICA, GRATUITA, LAICA, DE QUALIDADE, AUTÔNOMA E SOCIALMENTE REFERENCIADA!

VIVA A DEMOCRACIA!

ADUFMS Seção Sindical ANDES Sindicato Nacional