Nova Diretoria Executiva da Adufms assume nesta quarta

Gestão que assume biênio 2023-2025 recebeu parabenizações de dirigentes de outros sindicatos

A nova gestão da Diretoria Executiva da Adufms inicia, nesta quarta-feira (17 de maio), o mandato para o biênio 2023-2025. A cerimônia de posse ocorreu no dia 5 de maio, no salão de festas da sede da seção sindical em Campo Grande. A chapa Adufms Plural e Democrática disputou como chapa única e foi considerada oficialmente eleita no dia 25 de abril.

A professora Mariuza Guimarães, que assume como presidenta, afirma que há desafios importantes pela frente. “Temos grandes desafios na próxima gestão, tais como a reposição salarial perdida no último governo, o fortalecimento da Adufms com novas filiações, a formação de lideranças, o resgate de direitos, sobretudo, à geração jovem da universidade, que chega sem perspectivas de aposentadoria, paridade, integralidade”, afirma.

Mariuza também destaca as demandas internas da luta sindical dentro da Universidade. “Temos ainda as lutas pontuais da categoria no interior da UFMS, a democratização dos colegiados, a revisão de normas que prejudicam o/a docente, garantia de acesso à saúde, especialmente, por meio do Programa de Saúde da UFMS (PAS), a manutenção e o fortalecimento das unidades do interior com cursos presenciais e concursos; luta pelo fortalecimento da pesquisa e da extensão, além de diversas outras questões que envolvem o nosso cotidiano e que seja da atribuição sindical”, conclui a nova presidenta.

Parabenizações e votos de boa gestão

A nova Diretoria Executiva recebeu ainda as parabenizações por parte de outras lideranças sindicais de Mato Grosso do Sul, que enviaram mensagens de congratulação e também desejaram uma boa gestão à administração que se inicia.

O presidente da Aduems, professor Esmael Machado, afirma: “A nova Diretoria é formada por pessoas fiéis e parceiras no trabalho sindical, sempre dispostas a fortalecer os movimentos populares em MS e que merecem nossa saudação pela coragem de assumir a representação dos/das companheiros e companheiras docentes da UFMS”.

A diretora de Comunicação do Sindjor-MS, Zana Zaidan, destaca a importância de uma mulher à frente da Diretoria “A eleição desta nova gestão representa um enorme ganho para a Adufms, não somente pelo fato de a entidade passar a ser presidida por uma mulher, mas por essa mulher ser a professora Mariuza”, afirma.

“Mulher feminista, dona de um olhar sensível para as questões de gênero, para inclusão de minorias e para a luta das trabalhadoras e dos trabalhadores. Parabéns, Adufms, pela escolha, e a todos os docentes da UFMS, que estarão seguramente bem representados”, conclui a jornalista.

O diretor de Comunicação do Sintsep-MS, Adilson Nascimento dos Santos, também enviou seus votos de boa sorte à gestão. “A eleição da nova Diretoria da Adufms, com a professora Mariuza à frente, significa que o sindicato continuará com uma organização muito firme na defesa da categoria na defesa de uma educação pública gratuita de qualidade”, declara o dirigente.

“Significa também a manutenção de uma entidade irmanada com as demais categorias da classe trabalhadora, especialmente com as demais categorias do Serviço Público Federal. Nós do Sintsep saudamos a nova gestão”, finaliza Adilson.

O diretor sindical do Sinasefe-MS, Leonardo Reis, enviou uma carta à gestão:

“Caríssimos(as) lutadore(a)s da Adufms,

É com imensa satisfação que recebemos a notícia da nova Diretoria Executiva eleita para o biênio 2023-2025. Essa conquista representa não apenas o reconhecimento de uma trajetória de luta e resistência, mas também a continuidade do compromisso incansável com a defesa da educação pública e de qualidade. Nos últimos anos, estivemos juntos em diversas empreitadas coletivas, enfrentando os desafios impostos pelas políticas de austeridade e resistindo ao avanço do fascismo em nosso país. Foram tempos difíceis em que a solidariedade de classe serviu de alento e inspiração para seguirmos na luta que deveria ser travada.

A vitória alcançada nessas eleições sindicais é um importante marco, pois reafirma a importância da união e da mobilização da classe trabalhadora na defesa de seus direitos fundamentais, e prova mais uma vez o valor da classe trabalhadora organizada. No contexto atual, em que as políticas de austeridade ainda espreitam severamente a educação, é essencial fortalecermos nossa atuação coletiva e perseverarmos na luta por uma educação inclusiva e emancipatória.

Destaco a parceria sempre ativa entre o Sinasefe e a Adufms, que têm caminhado lado a lado na defesa dos interesses dos trabalhadores da educação. Quero enaltecer a gestão anterior da Adufms, em especial a destacada atuação do professor Marco Aurélio Stefanes, que contribuiu de forma significativa para o fortalecimento do movimento sindical e para a conquista de avanços importantes. Tivemos a alegria de encontrar o professor Marco em diversos espaços de construção coletiva das lutas da classe, aliás, sempre nos serviu de motivação encontrá-lo disposto e firme na defesa da categoria.

Desejo a toda a nova gestão, em nome da professora Mariúza Aparecida Camillo Guimarães, que assume a presidência do sindicato, muito sucesso e coragem para enfrentar os desafios que estão por vir. Estou certo de que, com determinação e comprometimento, vocês continuarão a defender incansavelmente os interesses dos trabalhadores da educação e a lutar por uma sociedade mais justa e igualitária. Parabenizo a todos e reafirmo nossa alegria em poder continuar lutando ao lado de vocês.

Fraternalmente,
Leonardo Reis
Diretor Sindical – Sinasefe / Seção – MS”

Homenagens

Durante a cerimônia de posse no dia 5, houve a entrega de um certificado de Honra ao Mérito a 21 docentes, por seus serviços prestados à comunidade acadêmica e pela defesa da pesquisa e da produção do conhecimento científico. Foram homenageados os/as seguintes professores/as:

Antonio Lino Rodrigues de Sá
Alda Maria do Nascimento Osório
Alexandra Ayach Anache
Alvaro Banducci Junior
Antonio Firmino de Oliveira Neto
Antonio Carlos do Nascimento Osório
Inara Barbosa Leão
Izaias Pereira da Costa
Janan Bolivia Schabib Hany
Jose Antonio Menoni
Julio Henrique Rosa Croda
Lidia Maria Lopes Rodrigues Ribas
Lincoln Carlos Silva de Oliveira
Marcelino de Andrade Gonçalves
Maria Dilneia Espindola Fernandes
Milton Augusto Pasquotto Mariani
Paulo Marcos Esselin
Paulo Cesar Duarte Paes
Vera Lucia Penzo Fernandes
Wilson Ayach
Wilson Ferreira de Melo

Clique aqui para conferir as fotos da cerimônia