Presidente da Adufms ganha prêmio em Conferência Científica Internacional

Pesquisa foi premiada em evento de Ciência da Computação ocorrido na Universidade de Cagliari, na Itália

O presidente da Adufms, Marco Aurélio Stefanes, foi contemplado com o Prêmio de Melhor Trabalho Científico na 21ª Conferência Internacional de Ciência da Computação e Suas Aplicações (ICCSA, na sigla em inglês), junto ao mestrando Rodrigo Siqueira e mais quatro pesquisadores. Neste ano, o evento foi sediado na Universidade de Cagliari, Itália, e ocorreu entre os dias 13 e 16 de setembro, em regime híbrido, devido à pandemia de Covid-19.

Além de Stefanes e de Siqueira (UFMS), o trabalho apresentado, “Abordagem Multi-GPU para Alinhamento de Sequências Múltiplas em Grande Escala”, também teve como autores Luiz Rozante (UFABC), David Martins Júnior (UFABC), Jorge Estefano Santana de Souza (UFRN) e Eloi Araújo (UFMS).

“Foi feito com muita dedicação e sem recurso. Essa é a balbúrdia da Universidade”, afirma Marco Aurélio, em referência à política de ataques às instituições de ensino superior públicas, colocada em prática pela administração de Jair Bolsonaro. Além de ser a gestão que menos investiu em pesquisa nos últimos 20 anos, o governo federal sancionou neste mês o corte de 92% dos recursos para pesquisa científica, equivalente a 690 milhões de reais, prejudicando bolsas e editais, além de inviabilizar projetos. 

A ICCSA é realizada anualmente desde 2001, quando foi sediada na Universidade de San Francisco, nos Estados Unidos, e desde então ocorre anualmente, com sede em diferentes instituições. De acordo com a organização do evento, o objetivo é “discutir novas questões, enfrentar problemas complexos e encontrar soluções capacitadoras avançadas, capazes de moldar novas tendências em Ciência da Computação”.

Além da Universidade de Cagliari, que sediou o evento neste ano, participaram da organização as Universidades de Perúgia (Itália), de Basilicata (Itália), de Monash (Austrália), Kyushu Sangyo (Japão) e do Minho (Portugal), além do apoio de entidades ligadas à pesquisa científica.