⇒O PRESIDENTE DA ADUFMS SEÇÃO SINDICAL ANDES SINDICATO NACIONAL
, Marco Aurélio Stefanes, docente da Faculdade de Computação da Universidade Federal de Mato do Sul (Facom-UFMS) participou na última quinta-feira (31.10) do debate “Para onde caminha a América Latina, o Brasil e a Universidade?”.
A atividade contou com a presença do professor de Relações Internacionais da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), por videoconferência, Daniel Corrêa da Silva, e o professor Thiago Araujo Santos, do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Espaço, Política e Ideologias, na UFMS.
Os palestrantes avaliaram o cenário de ressurgimento das forças democráticas e populares nas últimas eleições em países da América Latina, os retrocessos políticos no Brasil e os ataques à educação e as universidades públicas patrocinadas pelo atual governo.
Stefanes mencionou que o Brasil ocupa a 13º posição no ranking internacional de produção de conhecimento global, mesmo com os baixos investimentos na área. Alertou sobre o discurso sofismático do Ministério da Educação (MEC) de que o Programa Institutos e Universidades Empreendedoras e Inovadoras (Future-se) vai atrair recursos para as universidades públicas, mencionando que 77% dos recursos para pesquisa na União Européia são provenientes de recursos públicos, enquanto que nos Estados Unidos, um dos berços da política neoliberal, 60% da atividade também e custeada por fundos públicos.
Assessoria de Imprensa da ADUFMS Seção Sindical ANDES Sindicato Nacional