A Adufms participou, nos dias 29 e 30 de agosto, da reunião do Setor das Instituições Federais de Ensino (Ifes) do ANDES-SN, realizada em Brasília (DF). Durante o encontro, a entidade apresentou um relatório das atividades promovidas ao longo do ano, como por exemplo, a preparação para o Grito dos Excluídos, que ocorrerá em 7 de setembro, e reafirmou seu compromisso com a defesa da educação pública e dos direitos das e dos docentes.

Na pauta nacional, foram debatidos temas como a Reforma Administrativa, considerada a maior ameaça aos serviços públicos, o cumprimento integral do Acordo de Greve nº 10/2024, a polêmica Instrução Normativa 71/2025 do MGI, que trata do auxílio-transporte e do controle de ponto, e a aplicação do Piso Nacional do Magistério para o EBTT. Como encaminhamentos, o Sindicato Nacional decidiu acionar o MEC contra a IN 71/2025, disponibilizar modelo de ações judiciais às seções sindicais, acompanhar processos relacionados ao piso do magistério e reforçar a mobilização nacional em defesa da categoria.

Foi aprovado ainda um calendário de lutas para setembro, com destaque para a paralisação nacional de 48 horas nos dias 10 e 11, sendo o primeiro dia voltado a mobilizações nos estados e o segundo para atos em Brasília. Também estão previstas a participação em audiência pública no Congresso, de 11 de setembro, e uma jornada nacional de lutas entre 22 e 27 de setembro, com indicativo de caravanas à capital federal. As ações terão como prioridade o enfrentamento à Reforma Administrativa e a comunicação direta com a sociedade sobre os impactos da proposta para a carreira, a estabilidade e os salários das servidoras e dos servidores públicos.