Ocorreu nesta terça-feira (25), na sede da Reitoria da UFMS, uma reunião para debater a reestruturação do calendário acadêmico, em função do período de reposição dos dias de paralisação. Estiveram presentes representantes da Reitoria, da Adufms, do Comando Local de Greve e do Movimento Universidade Popular (MUP).
Embora tenha havido concordância em relação às datas, o Comando de Greve apontou desconformidade com a retomada dos calendários referentes ao período de reposição 2024.1 e início de 2024.2 de forma concomitante, conforme apresentado oralmente pela Reitoria.
Proposta da Adufms
A Adufms sugere, em ofício entregue à Reitoria, que o período de reposição de 2024/1 tenha início em 1º de julho e seja concluído em 31 de agosto, garantindo que as nove semanas de paralisação sejam repostas.
Na minuta protocolada pela Adufms foi previsto o período letivo de inverno de 2 a 28 de setembro, e o semestre 2024/2 teria início em 30 de setembro e término em 22 de fevereiro.
As especificidades de cada Unidade Administrativa, em razão da greve de TAEs e docentes, seriam tratadas pelo Conselho de Unidade, dentro do prazo estabelecido neste calendário, com a aprovação de planos de atividades para cumprimento da carga horária da disciplina.
Haverá uma reunião do Comando de Greve nesta quarta-feira (26), para deliberar uma contraproposta a ser enviada à Reitoria.