O legado de Paulo Freire para a Educação é o tema da 66ª edição da revista Universidade e Sociedade, editada semestralmente pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes-SN). O lançamento aconteceu durante edição extraordinária do Conad, no dia 30 de julho, e visa reafirmar a contribuição histórica do educador para avanço civilizatório da humanidade e ao mesmo tempo fazer frente aos ataques sofridos por Freire advindos de forças políticas conservadoras, lideradas pela ala ideológica ligada ao Governo Federal e pelo próprio presidente Jair Bolsonaro.
A publicação reúne cerca de 27 artigos e resenhas sobre a vasta obra produzida pelo autor brasileiro e o papel emancipador e libertário do educador e da educação.
Um dos artigos selecionados para publicação é da pedagoga e professora doutora da UFMS, Mariúza Aparecida Guimarães, ex-presidenta da ADUFMS Seção Sindical, publicado nas págs. 270 a 277, intitulado: Paulo Freire sob um olhar do século XX. O artigo discorre sobre a vida e principais obras de Paulo Freire em diálogo com as interpretações sociais de Michel Foucault.
Para Mariuza “ler Paulo Freire deveria ser uma prática corrente nas escolas, uma condição para tornar-se educador/educadora. Um exercício obrigatório para adentrar a sala de aula e construir, juntamente, com os/as alunos/as um novo modo de olhar para o mundo, de olhar para a vida.
No artigo ressalta que a escola seja o espaço, por excelência, do exercício de esperança, do verbo esperançar!
*Crédito da foto em destaque: reprodução InternetArtigo