Violonista Marcelo Fernandes representa UFMS em turnê internacional

No próximo dia 21 de novembro, o violonista Marcelo Fernandes, professor do curso de Música da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), embarca para uma breve turnê na Alemanha, Suíça e Bélgica, onde realizará recitais de violão com repertório brasileiro.

Além dos recitais solo, o violonista se apresentará ao lado da flautista suíça Myrian Dikcson, que é especialista no repertório dos séculos XVII e XVIII. Marcelo também realizará palestras e aulas sobre interpretação da música clássica brasileira, gênero já consolidado no cenário internacional por nomes como Villa Lobos, Carlos Gomes e Radamés Gnattalli e que conta com uma tradição de mais de 300 anos, mas que encontra pouca divulgação em nosso próprio país.

Marcelo Fernandes tem doutorado em Música e é professor adjunto da UFMS, e como violonista possui uma extensa carreira, tendo realizado turnês por praticamente todos os estados brasileiros e em importantes salas de concertos de Portugal, Espanha, Chile, França e Suíça. Além disso, foi laureado com cinco primeiros prêmios de interpretação e tem trabalhado na popularização da música erudita através de recitais didáticos em escolas e espaços da periferia e de projetos sociais, como o projeto Guri, SP, no qual se apresentou ao lado do Violonista Toquinho, junto aos internos da extinta FEBEM.

O repertório tocado nesse ciclo de concertos na Europa inclui obras barrocas e clássicas europeias, escritas por compositores como Bach e Sor. Serão apresentados como atrações principais os compositores ligados à música erudita brasileira, como Villa Lobos e Camargo Guarnieri e, ainda, obras dos pioneiros do violão popular no Brasil, como João Pernambuco, Dilermando Reis e um grande músico, que por décadas foi atuante no Mato Grosso do Sul, Levino Albano da Conceição.

A viagem do violonista Marcelo Fernandes tem o apoio da Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso do Sul.


Site da UFMS –

www.ufms.br