Está em atividade a segunda etapa da Enquete Nacional “Condições de Trabalho e Saúde Docente”, voltada para docentes do ensino superior, básico, técnico e tecnológico, proposta pelo Andes-SN.
A pesquisa abrange professores e professoras que atuam em universidades federais, estaduais, municipais, institutos federais e Cefets em todo o Brasil. Os interessados têm até 19 de dezembro de 2024 para participar.
Diferente da primeira fase, que contou com a participação de docentes de apenas 11 instituições, a segunda etapa da enquete inclui todas as instituições que fazem parte da base do Andes-SN. O objetivo é traçar um perfil mais completo dos docentes, levando em consideração aspectos como autoidentificação de cor e raça, idade, identidade de gênero, tempo de docência, entre outros.
Além do perfil dos docentes, a enquete também irá investigar as condições de trabalho dos profissionais de ensino, com foco em aspectos como demandas e exigências do cotidiano profissional, tempo de trabalho, condições estruturais e salariais e relações de trabalho e organização sindical. A pesquisa também examina o impacto da plataformização do trabalho docente, intensificada pela pandemia e mantida no cenário pós-pandemia, além de investigar os efeitos das condições de trabalho na saúde dos docentes.
Os dados coletados ajudarão a compreender melhor os desafios enfrentados pelos docentes das instituições públicas de ensino, como o aumento das tarefas acumuladas, carga horária extensa, falta de recursos e as condições de trabalho inadequadas. Na primeira etapa, os resultados já apontaram que a sobrecarga de trabalho tem levado a um aumento de problemas de saúde física e mental entre a categoria, com o surgimento de patologias associadas às condições de trabalho.
A enquete, inspirada na Enquete Operária de Karl Marx, não tem apenas o objetivo de levantar dados, mas também de politizar a categoria, fortalecendo as organizações de luta e atuando como um instrumento de ação política do sindicato.
As informações pessoais coletadas serão tratadas com total confidencialidade, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) (Lei 13.709/2018), garantindo a privacidade dos e das participantes.
O Andes-SN convida toda a comunidade docente a participar. Para responder, basta clicar aqui.