De “Kafka a droga sintética”: o presente e o Future-se que não queremos!!!

⇛O MINISTRO DA EDUCAÇÃO, Abraham Weintraub, publicou um vídeo em que ataca frontalmente as universidades públicas brasileiras, afirmando que tem grandes plantações de maconha em seus espaços e que produzem drogas sintéticas em laboratórios. Tem sido prática obstinada do Ministro propagar fake news sobre essas instituições de ensino. Os frequentes ataques direcionados a essas instituições têm o propósito de confundir e colocar a população contra as que produzem grande parte do conhecimento, da ciência, da tecnologia, da pesquisa e extensão no país, além da formação de qualidade socialmente referenciada e referendada pela sociedade brasileira. Ademais, essas narrativas pretendem corroborar com seu projeto de destruição das universidades, através do Projeto Future-se e outros de igual gravidade e perversidade, dos ataques a professores e às gestões democráticas das mesmas. Aliás, o ódio ao conhecimento, à ciência, às Universidades e Institutos Federais, e à categoria dos professores tem sido uma marca persistente desse governo. 

É inadmissível um Ministro da Educação, que deveria ser o defensor dessas instituições de inegável valor à sociedade brasileira, proferir tantos ataques sem qualquer responsabilização e sem quaisquer condições técnicas, intelectuais e mentais de estar no cargo!

WEINTRAUB É A CARA DESTE GOVERNO DE MILICIANOS. NEM ELE E NEM O GOVERNO ESTÃO à altura dos desafios da educação brasileira, que são muitos: faltam verbas, remuneração adequada aos professores, estrutura, condições de estudo e trabalho, capacitação, dentre outros!  Há que se avançar na democratização e no aumento de verbas para a educação, com vistas a ampliar o acesso e a reparação histórica para a população negra, indígena e pobre do país. POR ISSO, É NECESSÁRIO ABRIR CAMINHO PARA O FIM DO GOVERNO BOLSONARO!

Exigimos a valorização da categoria dos professores, demais profissionais da educação e das instituições públicas de ensino, que corroboram histórica e inegavelmente para a construção da sociedade brasileira, a despeito dos imensos desafios que temos! 

Chamamos o Andes-SN, demais sindicatos da Educação, a ANDIFES, os Conselhos Universitários das IES, Deputados e Senadores, e demais interessados a se pronunciar contra esses ataques, com notas, manifestações e com a devida responsabilização jurídica, frente às calúnias proferidas contra as instituições de Ensino. 

Prezado Ministro: “VOCÊ NÃO SABE A ENERGIA QUE RESIDE NO SILÊNCIO”, Franz Kafka.

ASSINAM ESTE TEXTO AS PROFESSORAS E PROFESSORES DO FÓRUM RENOVA ANDES