O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez um apelo ao Congresso Nacional para que aprove o orçamento federal de 2025. Segundo ele, a votação é essencial para garantir equilíbrio fiscal e permitir a liberação do Plano Safra 2024/2025, responsável pelo financiamento do setor agrícola. A declaração foi dada nesta sexta-feira (21), em entrevista ao canal ICL Notícias.
A aprovação do orçamento está atrasada devido a um impasse entre governo, Congresso e Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a destinação de emendas parlamentares. Tradicionalmente, o orçamento é votado no final do ano anterior, mas, em 2024, houve suspensão de determinados repasses pelo STF, que questionou a falta de transparência e rastreabilidade desses recursos.
Para destravar a votação, o ministro do STF Flávio Dino se reunirá no dia 27 de fevereiro com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). A expectativa é que o orçamento só seja votado após essa negociação.
Haddad ressaltou que a demora na aprovação pode afetar a concessão de crédito para a próxima safra agrícola. “Nós não queremos que tenha nenhuma descontinuidade nas linhas de crédito”, afirmou o ministro. Além disso, ele sugeriu que a aprovação do orçamento pode contribuir para a redução das taxas de juros no médio prazo, permitindo maior estabilidade econômica.