Categoria: Direitos Humanos

  • Adufms integra atos pela democracia em Campo Grande e Três Lagoas neste sábado

    Adufms integra atos pela democracia em Campo Grande e Três Lagoas neste sábado

    A Adufms integrará atos em defesa da democracia e dos direitos civis neste sábado (23) em Campo Grande e Três Lagoas. Convocadas por movimentos sociais, partidos e sindicatos, as manifestações relembram os 60 anos do golpe militar de 1964 sob o lema “Ditadura Nunca Mais”. Em Campo Grande, a concentração ocorre na Praça do Rádio…

  • Com apoio da Adufms, encontro debate saúde da mulher indígena

    Com apoio da Adufms, encontro debate saúde da mulher indígena

    Roda de conversa debateu temas como saúde reprodutiva e prevenção ao câncer Lideranças femininas da aldeia Pirakuá, pertencente à etnia guarani e localizada na divisa entre Bela Vista e Ponta Porã, promoveram um evento para celebrar o Mês da Mulher e conscientizar a respeito de temas como a saúde das mulheres indígenas. Pela primeira vez,…

  • Adufms apoia nota do povo guató em solidariedade aos indígenas pataxó hã-hã-hãe

    Adufms apoia nota do povo guató em solidariedade aos indígenas pataxó hã-hã-hãe

    A Adufms é uma das entidades que apoiam a nota de solidariedade emitida pelas representações do povo indígena guató, originário de Mato Grosso do Sul, em relação aos ataques sofridos por indígenas da etnia pataxó hã-hã-hãe no sul da Bahia. O documento é assinado por lideranças da Terra Indígena Guató. Leia o texto na íntegra:…

  • Adufms Pantanal entrega doações a famílias atingidas por temporais

    Adufms Pantanal entrega doações a famílias atingidas por temporais

    Representantes da Adufms Pantanal realizaram, na semana passada, a entrega das doações feitas para famílias atingidas pelos temporais em Corumbá, que deixaram dezenas de pessoas desabrigadas. A entrega foi realizada pela secretária Juciene Ferreira da Silva e pela professora Edelir Salomão da Silva, na Defesa Civil de Corumbá. Os donativos foram recebidos pelo Tenente Isaque…

  • Nota de congratulações ao STF por invalidar tese do marco temporal

    Nota de congratulações ao STF por invalidar tese do marco temporal

    A Adufms vem a público manifestar suas congratulações aos ministros e ministras do Supremo Tribunal Federal (STF), que, na tarde desta quinta-feira (21 de setembro), anularam de uma vez por todas a possibilidade de aprovação da tese do Marco Temporal, que tinha por objetivo impedir demarcações em terras que não estivessem ocupadas por povos indígenas…

  • Adufms organiza doações para vítimas de temporal em Corumbá

    Adufms organiza doações para vítimas de temporal em Corumbá

    Devido às enchentes e tempestades recentes em Corumbá, muitas pessoas estão desabrigadas e sem o que comer. Uma rede de solidariedade tem se formado para garantir dignidade a quem perdeu tudo o que tinha. O que doar? No momento, alimentos não perecíveis. Aonde levar? Até a sede da Adufms de sua cidade. O sindicato se…