Ocorre neste domingo (18 de junho), a partir das 16h, o 1º Encontro do Dia do Orgulho Autista, em Três Lagoas. O evento será realizado na sede da Adufms, na Rua Luiz Correa da Silveira, 1665, no bairro Jardim Alvorada, por iniciativa do Coletivo Neurodiversidade Interseccional, e conta com apoio da Adufms.
A estudante Vitória Rodrigues da Silva, que estuda no IFMS e faz parte da organização do evento, explica que a ideia de se organizar surgiu da necessidade de “entender e fazer entender que pessoas neurodivergentes são humanas como todo mundo e neurodivergência faz parte da identidade”.
Vitória explica que a neurodivergência não é e não pode ser encarada como único traço de personalidade ou de comportamento. “Não somos apenas pessoas neurodivergentes; temos uma etnia, temos um gênero, somos pobres ou somos ricas. A deficiência não é algo a ser superado. Todos têm cérebros diferentes, com ou sem deficiência”, afirma.
A estudante declara que há diversas formas de neurodivergência, que por sua vez não podem ser tidas como limitadoras. “A neurodivergência é para pessoinhas autistas, disléxicas, com TDAH (transtorno de déficit de atenção com hiperatividade), entre outras. A interseccionalidade na neurodiversidade é saber que é diferenças além do autismo, por exemplo, que autistas não são só autistas. Pessoas autistas são atravessadas por outros marcadores sociais”, conclui.
O encontro contará ainda com sorteio de um vaso ornamental. Para inscrição e maiores informações, o telefone para contato é (67) 9 9209-3192.