A presidenta da Adufms, Mariuza Guimarães, representou a entidade em uma reunião para discutir o fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Mato Grosso do Sul, enquanto vice-coordenadora do Fórum Estadual de Educação.
A mesa foi composta ainda pela coordenação do Fórum de EJA – composta pela professora Maria Joana Durbem e pelo professor Francisco Givanildo dos Santos – e de representantes da Secretaria Estadual de Educação (SED/MS), Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
Durante a reunião, ocorrida no último sábado (23), Mariuza enfatizou a importância da participação de diferentes setores sociais na implementação da nova política de EJA no Brasil. “Na oportunidade, cobrei a participação dos movimentos sociais e universidades nas organizações institucionais de implementação da nova política de EJA no Brasil”, destaca a presidenta da seção sindical.
Reflexões e avanços na IX Conferência Estadual de Educação da FETEMS
Outro momento marcante foi a IX Conferência Estadual da Educação da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS). O evento trouxe como tema “Os desafios do movimento sindical para a defesa da Educação democrática, laica e inclusiva”, e contou com a presença de Cláudia Borges Costa, diretora de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (Secadi), ligada ao Ministério da Educação.
Cláudia ressaltou a importância de integrar a pauta da EJA no debate sindical. “Incluir a pauta da Educação de Jovens e Adultos nesse evento marca o compromisso da luta sindical com a modalidade, que de 2016 a 2023 foi colocada à margem das políticas públicas nesse país”, afirmou.
Na conferência, foi destacada a adesão do estado de Mato Grosso do Sul e seus municípios ao Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos (EJA), política pública lançada durante este ano pelo Ministério da Educação. O pacto busca superar o analfabetismo, elevar a escolaridade e expandir a oferta de matrículas em EJA, integrando também a educação profissional para diferentes públicos, como pessoas privadas de liberdade.
Metas do Pacto Nacional de EJA
As ações previstas pelo pacto incluem:
- Alfabetização de 900 mil estudantes pelo Programa Brasil Alfabetizado;
- Inclusão de 100 mil jovens de 18 a 29 anos no Programa Projovem;
- Benefício a 540 mil estudantes do programa Pé-de-Meia EJA;
- Capacitação de 60 mil educadores populares.
Cláudia destaca ainda que o diálogo com o Fórum de EJA/MS reforçou o compromisso com a diversidade, que é a essência dessa modalidade. “O diálogo foi marcado pelo reconhecimento do público, sujeitos de direitos – jovens, adultos e idosos pretos, pardos, indígenas, privados de liberdade, pessoas com deficiências, enfim toda a diversidade, marca da EJA”, afirma.
A participação da Adufms nas discussões reafirma seu compromisso com uma educação inclusiva e democrática. Para mais informações sobre o Pacto, acesse: Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos.