A celebração do dia das trabalhadoras e dos trabalhadores no 1º de maio de 2024 será realizada em conjunto com outros sindicatos e centrais nos municípios de Campo Grande e Três Lagoas, MS.
A frase de convocação deste ano para a data unificada é: Emprego decente, menos juros, aposentadoria digna, correção da tabela do Imposto de renda, valorização do serviço público e salário igual para trabalhos iguais.
Campo Grande:
Na Capital do estado, a convocação é encabeçada pela CUT/MS (Central Única dos Trabalhadores em MS) com a adesão dos sindicatos cutistas, da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação em MS), da Adufms (Sindicato das Professoras e Professores da UFMS, Seção Sindical do Andes-SN), do PT (Partido dos Trabalhadores), do MST (Movimento dos trabalhadores Rurais Sem-Terras), além de entidades da sociedade civil.
A celebração ocorre no bairro Dom Antônio Barbosa, a partir das 8h, contando com uma série de atividades culturais, de assistência social, a previsão é de que a ação dure até às 15h.
Três Lagoas:
A atividade em Três Lagoas recebe o nome de 3ª Virada Cultural dos Trabalhadores 2024 e começa às 17h da terça-feira (30/4) e só termina em feijoada e samba a partir das 14h da quarta-feira (1/5).
Na cidade, a ação é um esforço de mobilização entre Sinted (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Três Lagoas), Sista (Sindicato das Técnicas e Técnicos Administrativos da UFMS), da Adufms, PT e PSTU.
Primeiro de Maio
O Dia Internacional dos Trabalhadores foi comemorado pela primeira vez em 1890, após a decisão da 2ª Internacional em homenagem aos Mártires de Chicago, Cinco líderes operários anarquistas executados nos Estados Unidos por participarem dos protestos pela jornada de trabalho de oito horas, iniciados três anos antes, no 1º de maio de 1886.
No Brasil a primeira celebração pública ocorreu em 1892 na cidade de Porto Alegre.