A Adufms realizou, nesta terça-feira (18 de junho), a Assembleia Geral para tratar de pautas relacionadas à greve docente. O encontro ocorreu em regime híbrido, na sede da seção sindical em Campo Grande e participação remota nas unidades do interior.
O Comando de Greve da Adufms, em consonância com as deliberações da Assembleia, encaminhou as seguintes resoluções:
- Aceitação do Acordo Proposto: A assembleia decidiu aceitar os termos do acordo proposto pelo governo durante as negociações (para ter acesso à proposta, clique aqui).
- Continuação das Assembleias: As seções sindicais continuarão realizando assembleias até o dia 21 de junho para discutir e votar sobre o acordo.
- Reunião do Comando Nacional de Greve: Nos dias 21, 22 e 23 de junho, o Comando Nacional de Greve se reunirá em Brasília para consolidar os resultados das assembleias de base.
- Retorno às Atividades: Retorno às Atividades: Foi aprovado que o retorno às atividades ocorrerá quando a proposta do MGI e do MEC for assinado pelo Andes-SN.
- Notificação à UFMS: Com a definição da data de assinatura do acordo, a UFMS será notificada pelo Comando de Greve sobre o retorno às atividades, seguindo o procedimento utilizado no início da greve.
- Ajustes no Calendário Acadêmico: Após a definição da data de retorno, serão feitos ajustes no calendário acadêmico para garantir a reposição adequada da carga horária. Prefeituras e lideranças locais serão informadas sobre o retorno, especialmente para a retomada de serviços como fornecimento de ônibus, que estão suspensos devido à greve.
- Reuniões com a Gestão: Os Comandos Locais de greve, incluindo a Adufms e outras seções sindicais, realizarão reuniões com a gestão da UFMS para elaborar um calendário de reposição. O objetivo é assegurar a qualidade das aulas e os direitos dos docentes em relação à carga horária semanal e intervalos entre semestres, além de tratar outras questões acadêmicas e funcionais necessárias para a retomada das atividades.
A comunidade acadêmica deve aguardar os procedimentos indicados neste comunicado para o retorno efetivo das atividades.
Votações
- Propostas do governo apresentadas pelo MGI e pelo MEC:
Favoráveis: 157
Contrários: 28
Abstenções: 15
- Assinaturas das propostas do MGI e do MEC pelo Andes-SN:
Favoráveis: 170
Contrários: 23
Abstenções: 10
- Quanto ao movimento paredista:
Manutenção da greve: 20
Construção da saída coletiva: 198
Abstenções: 08