Ocorre nesta quinta-feira (7 de setembro) o 29º Grito dos Excluídos e das Excluídas, com o tema “Você tem sede e fome de quê?”. Em Campo Grande, a concentração ocorrerá no cruzamento entre as ruas Barão do Rio Branco e 13 de Maio, a partir das 7h.
Organizado por sindicatos, pastorais e movimentos sociais, o evento ocorre tradicionalmente, todos os anos, após o desfile do feriado de independência e se baseia em reivindicações de cunho social, guiado por um tema a cada edição.
Neste ano, os principais motes são: Sede (cuidados com a água); Fome (fome e segurança alimentar); Direito à moradia; Não à retirada de direitos da classe trabalhadora; Pelo direito ao emprego; Contra a manutenção dos juros altos; Em defesa da Reforma Agrária; Pelo respeito à história do MST.
A frase “Você tem sede e fome de quê?” é uma referência à letra da música “Comida”, composição de Arnaldo Antunes e Marcelo Frommer que integra o quarto álbum dos Titãs. Um dos clássicos do rock brasileiro, a canção é um grito por justiça social e por políticas culturais.
O tema é o mesmo da Campanha da Fraternidade, cujo objetivo é denunciar a fome no Brasil e demonstrar que a segurança alimentar é um pré-requisito para a dignidade humana, democracia e soberania nacional.