A Adufms manifesta seu pesar pelo falecimento da professora Dra. Eubéa Senna de Almeida, nesta quarta-feira (19 de abril), aos 94 anos. Figura de destaque na história da educação em Corumbá, Eubéa foi uma das fundadoras do Campus Pantanal (CPan), que dirigiu entre 1984 e 1986.
A professora foi aluna da primeira turma do curso de Pedagogia no antigo Centro Pedagógico de Corumbá, que viria a ser o CPan, cuja Unidade II leva seu nome em homenagem às contribuições prestadas à Universidade.
A importância de Eubéa é tamanha que sua trajetória foi objeto do artigo “Professora Eubéa Senna de Almeida: As memórias… As histórias…”, publicado na Revista GeoPantanal, vinculada ao curso de Geografia e ao Mestrado em Estudos Fronteiriços da UFMS.
O perfil, de autoria de Soraia Abrahão Alle, Alexandre Cougo e Sílvia Adriana Rodrigues, é um relato biográfico que apresenta, de acordo com os autores, o “movimento de constituição pessoal e profissional da educadora”, desde seu nascimento, e compõe a edição n. 23 da publicação, lançada no ano de 2017.
A Adufms ressalta sua solidariedade à família, colegas, amigos/as e alunos/as de Eubéa, além de todas as pessoas que tiveram suas vidas atravessadas pela educadora.