Nota de pesar pelo falecimento da Professora Maria da Graça Morais

A Adufms vem a público manifestar seu pesar pelo falecimento da professora Dra. Maria da Graça Morais, nesta quinta-feira (17 de novembro). Mariazinha, como era conhecida, lecionou nos cursos de graduação em Medicina Veterinária e de Zootecnia, além do programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da Famez (Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia). A professora, que estava aposentada, era filiada à Adufms e atualmente morava em Belo Horizonte.

O professor Dr. Ruy Corrêa Filho, que trabalhou com Mariazinha na Famez, relembra a dedicação da colega. “Ela era uma professora muito, mas muito dedicada, para além da sala de aula. Era pequenininha, falava baixinho, mas tinha um poder de captar atenção da turma muito forte. Muito trabalhadora, de trabalhar de sete às sete, muito envolvida com a pesquisa”, afirma.

Ruy destaca o papel que Mariazinha desempenhava na formação de alunos e pesquisadores. “Quando eu estava na coordenação de curso, chegou um aluno com muita deficiência na aprendizagem, mas muito desejo de participar de alguma coisa. Falei que ia arrumar um bom professor para ajudá-lo. Começou a trabalhar com ela, se tornou um excelente estudante, formou, fez o mestrado aqui, fez o doutorado na Unicamp e doutorado nos Estados Unidos, onde não queriam deixá-lo voltar”, recorda. “Quando começaram as pesquisas da Embrapa, o primeiro que passou foi ele, se tornou uma referência na área no Brasil, mas não foi só esse, foram muitos”.

O professor afirma que Mariazinha deixa um legado de muita dedicação à pesquisa e à prática do ensino. “Foi sempre uma pessoa que tinha um amor gigante pela pesquisa, acreditava na pesquisa como algo importante para o desenvolvimento da sociedade”.

Maria foi sepultada na capital mineira. A Adufms reforça seus sentimentos de condolência à família, colegas e entes queridos.