Nota de pesar pelo falecimento da professora Teresa Pagotto

A Adufms vem a público manifestar seu profundo pesar pelo falecimento da professora Dra. Teresa Cristina Stocco Pagotto, docente aposentada da UFMS, que lecionou no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Atualmente residia em Guarujá, litoral de São Paulo. 

Teresa se graduou em História Natural pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro, em 1974. Já em 1983, concluiu o Doutorado em Biologia Vegetal pela Unesp de Rio Claro. Coordenou pesquisas sobre ecologia de sistemas no Cerrado e Pantanal, na área da Fitossociologia.

A professora participou de dezenas de bancas avaliadoras, eventos, grupos de pesquisa e orientações de trabalhos acadêmicos. Em 2016, foi uma dos autores da obra “Biodiversidade do complexo Aporé-Sucuriú: Subsídios à conservação e manejo do bioma Cerrado”, resultado de um minucioso levantamento sobre a fauna e a flora do Cerrado sul-mato-grossense, que inventariou 1579 espécies de angiosperma e pelo menos 716 de fauna. A publicação também conta com orientações ao Ministério do Meio Ambiente para preservação e atividades no bioma.

A Adufms lamenta a morte de Teresa Pagotto e ressalta o legado que seu comprometimento pedagógico e de pesquisa deixa para o progresso científico no Brasil. O sindicato se solidariza com familiares, amigos, colegas e ex-alunos.