Nota de Pesar pelo falecimento do professor David Tauro

Com profundo pesar e em solidariedade à família e comunidade acadêmica que recebemos a notícia do falecimento no último sábado (27), o professor, doutor, David Victor-Emmanuel Tauro. Que suas memórias e contribuições sejam lembradas com carinho e gratidão por todos aqueles cujas vidas ele tocou. 

Nascido no Kuwait, David foi um cidadão em diáspora até encontrar morada no Brasil, percorreu a Índia onde militou no partido comunista e se formou Bacharel em Economia, Política e Sociologia (1972), e de lá, emigra para a Inglaterra e em seguida, ruma para a França, onde continua sua jornada de formação. Alcançando os graus de mestre em Economia e Sociologia (1980) e em Estudos Aprofundados em Sociologia (1981) e Doutor em Sociologia (1987).

De lá para o Brasil, até chegar à UFMS em 1992, onde lecionou por 32 anos. Ele era conhecido por sua generosidade e empatia. Marcou a vida de muitos estudantes com sua sensatez, e deixou um grande legado de militância e o estudo sobre Castoriadis e teoria política. Sua contribuição para o campo da sociologia e sua abordagem perspicaz em questões sociais deixam um legado duradouro que continuará a influenciar gerações futuras. 

Haveriam muitos laureios a serem feitos, no entanto, durante a elaboração desta nota, recebemos e pudemos ver em meios digitais inúmeras declarações de pesar e principalmente, de boas lembranças à memória do professor David. Desta feita, não poderíamos deixar de publicar algumas dessas postagens e principalmente, a carta escrita por um colega professor, amigo de David.


O velório acontecerá a partir das 8h, de terça-feira (30), no Cemitério Memorial Park, situado na Rua Francisco dos Anjos, 442. O sepultamento ocorrerá às 16h30.


Comentários

One response to “Nota de Pesar pelo falecimento do professor David Tauro”

  1. Luiz Carlos de Mesquita Avatar
    Luiz Carlos de Mesquita

    Grande David. Eu pude conviver com ele, enquanto Diretor do CCHS e o admirava muito pelo seu gesto de educação e gentileza. Descanse em paz professor…