A Diretoria da Adufms saúda a posse do médico Ronaldo de Souza Costa como novo superintendente regional do Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul. Ronaldo é um parceiro de longa data nas lutas por melhorias nas condições de trabalho para o serviço público, sobretudo por um sistema de saúde humanizado e de qualidade.
O médico assumiu em cerimônia realizada no último dia 16, mas já atua na Superintendência desde o dia 8 de maio, quando foi nomeado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade com a tarefa de fortalecer a atenção básica, com mais médicos, leitos e ampliação no atendimento para a população sul-mato-grossense.
Graduado pela UniRio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) e com Especialização em Medicina do Trabalho pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Ronaldo atuou como médico do trabalho nos Correios, médico ambulatorial na Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de MS), clínico-geral no HRMS (Hospital Regional de MS) e atualmente atua no Humap/UFMS (Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian).
A presidenta da Adufms, professora Mariuza Guimarães, destaca a qualidade de Ronaldo e a contribuição que ele pode dar ao Ministério. “A posse do Dr. Ronaldo para a Superintendência do SUS se reveste de relevância considerando o conhecimento e a defesa intransigente deste órgão e a sua responsabilidade e militância na saúde pública. Temos grandes expectativas para a saúde no Mato Grosso do Sul”, afirma.
Ronaldo já havia sido liberado pela UFMS em abril, em portaria assinada pelo reitor Marcelo Turine. Ao jornal Midiamax, afirmou que a prioridade de sua gestão será a atenção básica. “Muitos municípios, como Campo Grande, não conseguiram atingir nem 50% da cobertura das unidades de saúde. A questão da carreira dos profissionais também é muito precária, temos que definir carreira para definir fixação de profissional”, declarou o superintendente na ocasião.
Norberto Liberator, com colaboração da Agência RedCom
Foto: Walter Queiroz Júnior