Na noite de quarta-feira (29) a Assembleia Geral dos Acadêmicos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) ocorreu no Auditório I do Multiuso I, em formato híbrido, combinando participação presencial e online. A pauta da reunião incluiu dois temas centrais: a greve dos docentes e técnico-administrativos e a suspensão do calendário acadêmico.
Pela Adufms, participou a professora Adriana da Silva Posso, secretária-geral da entidade. Representando o Sista, esteve presente o coordenador-geral Lucivaldo Alves dos Santos. Ambos apresentaram o histórico que culminou na deflagração da greve dos servidores técnicos e docentes das instituições de ensino federais.
A votação sobre o apoio à greve foi um dos momentos principais da assembleia. Em uma votação específica para os estudantes que estavam presencialmente no auditório, 103 alunos votaram em solidariedade ao movimento grevista, sem votos contrários ou abstenções. Para os participantes online, 64% manifestaram apoio à greve, enquanto 27% foram contrários e 7% se abstiveram.
Além do apoio à greve, a suspensão do calendário acadêmico também foi discutida. A votação online sobre a paralisação resultou em um empate técnico: 49,1% votaram contra a suspensão, 48,9% a favor, e 2% se abstiveram. Já na votação presencial, 88 alunos votaram a favor da suspensão do calendário, 4 foram contrários e 1 se absteve.
As categorias dos professores e técnicos da UFMS reconhecem e expressam sua gratidão pela atitude e apoio dos estudantes, reconhecendo a importância do momento não apenas pelas questões salariais, mas também pela necessidade de uma universidade focada no ensino, pesquisa e extensão.