Chapa “É tudo pra ontem” assume gestão no DCE da UFMS

A Chapa “É tudo pra ontem” (2), composta por estudantes que integram a União da Juventude Comunista (UJC, ala juvenil do PCB), o movimento Correnteza (corrente da UP ligada à juventude) e independentes, assumiu o Diretório Central de Estudantes (DCE) na última sexta-feira (23).

A agremiação foi eleita durante eleição realizada entre o corpo discente entre os dias 30 de maio e 19 de junho, quando houve a votação. A “É tudo pra ontem” venceu a chapa “Todas as Vozes” (1), formada por integrantes da Juventude do Partido dos Trabalhadores (JPT), União da Juventude Socialista (UJS, corrente juvenil do PCdoB) e independentes, por 1162 votos a 524. A apuração ocorreu de forma eletrônica, sendo divulgada na última quinta-feira (22).

De acordo com Yuri Amizadai, acadêmico de História e secretário de Movimento Estudantil na nova administração, o fato de ter havido duas chapas de esquerda na disputa trouxe um avanço na busca pelos direitos da comunidade acadêmica. “O objetivo de defender os interesses da classe trabalhadora e construir um DCE de maneira popular, diferente do que foi nas gestões de direita, e que não abaixe a cabeça para a reitoria, é importante para o campo da esquerda”, afirma.

O estudante avalia que a organização em torno das duas chapas é uma demonstração de que a gestão anterior não atendeu às demandas do corpo discente. “Ter duas chapas que, mesmo que diferentes em alguns conceitos, no geral defendem ideias de esquerda, é importantíssimo. Só demonstra como os estudantes precisam ser atendidos e ouvidos, diferentemente do que a direita faz e fez na faculdade. Ainda mais para uma grande universidade como é a UFMS”.

Sobre as expectativas da nova gestão, Yuri afirma que são as seguintes: “Reabrir e reconstruir um DCE combativo na universidade; defender os interesses dos estudantes realmente; trazer em pauta enquanto DCE, pautas que anteriormente eram trazidas somente pelos CAs (como o RU, por exemplo) e tentar fazer uma gestão transparente e em contato diário com as demandas dos estudantes, desde a capital até o interior”.

O DCE da UFMS não tinha eleições desde 2020, quando a chapa única “De todos para todos” foi eleita.

Norberto Liberator (Assess. de Comunicação)
Foto: Divulgação/Leonardo Vicente Mendes