Na noite de quarta-feira, dia 8 de maio, ocorreu o debate público entre as chapas concorrentes à Reitoria para o mandato de 2024 a 2028. O evento, que teve início às 19h, foi transmitido ao vivo pelo canal da TV UFMS e pela FM Educativa, permitindo que um público mais amplo acompanhasse as discussões.
Participaram os representantes das três chapas: Marco Aurélio Stefanes e Ana Denise Maldonado, pela Chapa 3; Camila Ítavo e Albert Schiaveto, pela Chapa 2; Ruy Alberto Caetano e Luciana Contrera, pela Chapa 1.
De acordo com as normas estabelecidas pela Comissão Executiva Central, apenas 30 convidados de cada chapa e seis assessores dos candidatos tiveram acesso ao auditório onde o debate foi realizado. Além disso, equipes de apoio à Comissão e à transmissão estiveram presentes para garantir o bom andamento do evento.
O debate foi estruturado em quatro blocos distintos. No primeiro bloco, os candidatos tiveram a oportunidade de apresentar suas propostas, cada chapa tendo quatro minutos para expor suas ideias. A ordem de apresentação foi determinada por sorteio, garantindo imparcialidade.
No segundo bloco, os candidatos puderam fazer perguntas entre si, também seguindo uma ordem sorteada. A dinâmica consistia em cada chapa responder à pergunta da chapa anterior, passando então a fazer a próxima pergunta. Réplicas e tréplicas foram permitidas, totalizando cinco minutos para cada ciclo de perguntas e respostas.
No terceiro bloco, o debate abriu espaço para a participação do público, que poderia enviar perguntas por meio de um formulário disponibilizado na descrição do canal da TV UFMS. Foram sorteadas sete perguntas, elaboradas e enviadas pela comunidade universitária, para serem respondidas pelas três chapas concorrentes. No entanto, é importante ressaltar que não houve representação estudantil durante esse momento.
Para enviar perguntas, os participantes precisavam preencher um formulário com seu e-mail institucional pessoal, sendo proibido o envio de perguntas por e-mails vinculados a setores da UFMS. As perguntas deveriam ser elaboradas em formato de pergunta e conter no máximo 900 caracteres.
A votação ocorre nesta sexta-feira (10) a partir das 8h no site da UFMS (clique aqui).
Confira a íntegra do debate: