Adufms, Sista, deputadas e representantes do Hospital se encontraram para discutir falta de recursos apontada em matérias jornalísticas
Representantes da Adufms, Sista-MS e dos mandatos das deputadas Gleice Jane (estadual) e Camila Jara (federal) reuniram-se com membros da coordenação do Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap), mais conhecido como HU, nesta terça-feira (11), para estabelecer um diálogo e pensar conjuntamente projetos de melhoria para o HU, considerando denúncias publicadas por veículos de imprensa.
Pela Adufms, estiveram presentes a presidenta Mariuza Guimarães e o assessor de Comunicação, Norberto Liberator; pelo Sista, o coordenador-geral Lucivaldo Alves dos Santos, coordenador-geral; Orlanda Conceição da Silva, coordenadora de Políticas Sociais e Maria Helena Belarmino, assessora jurídica; pelo mandato da deputada federal Camila Jara (PT), que não pôde comparecer devido a um compromisso urgente em Brasília, esteve presente Rodrigo Terra, chefe do gabinete; representando o HU, compareceram Andreia Siqueira Campos Lindberg, superintendente; Raquel Tauro, diretora da Área Médica; Ana Rita Barbieri, gerente de Ensino; e Carlos Alberto Coimbra, gerente administrativo; também esteve na reunião a deputada estadual Gleice Jane (PT), junto a sua assessora Elaine Becker.
Uma reportagem do jornal O Estado de Mato Grosso do Sul havia afirmado, no dia 30 de junho, que o HU enfrenta “falta de anestesistas, cirurgias suspensas, setor de hemodinâmica fechado e baixa rotatividade dos leitos”. De acordo com a publicação veiculada no periódico, teriam havido cirurgias canceladas e cirurgias ortopédicas não realizadas sem motivos concretos.
A matéria denunciou a ocorrência de filas, esperas que duram horas, leitos improvisados na maternidade, além do setor de hemodinâmica fechado sem justificativa. De acordo com a reportagem, há falta de interesse de profissionais da saúde em atuar nos hospitais públicos, o que gera falta de pessoal para suprir as demandas. O Hospital respondeu ao jornal que opera além de sua capacidade e apontou que empresas contratadas por processos licitatórios não supriram o quantitativo necessário para os procedimentos.
Durante a reunião, os representantes da gestão do HU afirmaram que os esforços têm sido realizados para novos processos de licitação, que permitam a contratação de empresas para aquisição de materiais hospitalares. Também foi solicitado às parlamentares o auxílio para manutenção da instituição. Uma audiência foi marcada para discutir a melhoria do HU e a destinação de recursos.
A presidenta da Adufms, professora Dra. Mariuza Guimarães, avalia o encontro como positivo. “A reunião foi produtiva no sentido de conhecermos os gestores/as e os problemas enfrentados pelo HU. Concluímos a reunião com uma agenda para uma Audiência Pública chamada pela deputada federal Camila Jara, a deputada estadual Gleice Jane e a vereadora Luiza Ribeiro para discutir a saúde, envolvendo gestores/as das três esferas e os hospitais públicos”.
A professora lamenta não ter havido uma incursão pelo Humap devido ao conflito de compromissos. “Não foi possível fazer a visita pretendida aos departamentos do Hospital em razão do tempo. Combinamos de voltar em outra data para concluir a visita”, pontua.